Hemerson Pinto
A manifestação de farmacêuticos e estudantes de cursos de Farmácia aconteceu na Praça de Fátima. O protesto é pela não aprovação da Medida Provisória de número 653/2014, que está em vigor desde setembro. A MP relaxa a obrigatoriedade da presença de farmacêuticos em farmácias que são micro e pequenas empresas.
Sancionada em agosto deste ano, a Lei 13.021/14 estabelece novas regras para o funcionamento das farmácias em todo o país. Com a aprovação da medida provisória, alguns serviços que só podem ser oferecidos em farmácias, com a presença de farmacêuticos, seriam executados nos estabelecimentos considerados micro e pequenas empresas por um técnico na área. A categoria acredita que o consumidor também teria prejuízos.
A mudança é favorável à existência de drogarias em municípios com poucos habitantes longe dos centros urbanos, onde não há existência de farmacêuticos. Em Imperatriz são cerca de 350 profissionais inscritos no Conselho Regional de Farmácia, que abrange municípios da região Sul do estado.
Comentários