A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual, realiza hoje e amanhã o Treinamento do Sistema Nacional para Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). O evento, que acontecerá no auditório da Secretaria de Saúde de Imperatriz, é voltado aos farmacêuticos e proprietários de farmácias de Imperatriz e região.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Imperatriz, Dinaldete Marques Silva, as farmácias devem enviar para a ANVISA um relatório do que foi vendido pela farmácia e do medicamento vencido. "As farmácias, obrigatoriamente, pela regulação da ANVISA, precisam escriturar os medicamentos controlados pela Portaria 344. Esse treinamento servirá exatamente para orientar os farmacêuticos de Imperatriz e região acerca deste procedimento".
O relatório, que anteriormente era registrado em livros, nos últimos quatro anos é informatizado e registrado do Sistema SNGPC. "Anteriormente, esse sistema só era aplicado para a venda de produtos controlados pela Portaria 344. Porém, no dia 16 de janeiro de 2013, obrigatoriamente, todos os medicamentos antimicrobianos, os antibióticos também deverão ser escriturados no SNGPC, que é um sistema de uso extremamente complexo", ressalta a coordenadora.
Sobre a venda de medicamentos controlados
O consumo indevido de medicamentos em geral, e de psicotrópicos em particular, representa um grande problema de saúde pública. Os anabolizantes e derivados anfetamínicos se destacam entre os medicamentos utilizados como drogas de abuso. Dados revelam que o Brasil é o maior consumidor mundial per capita de anfetaminas com finalidade emagrecedora.
Devido a dificuldades como essa e também a necessidade de controle sobre esses medicamentos, o poder público alerta sobre a necessidade de fortalecer a ação fiscalizadora dos órgãos competentes, frente ao uso abusivo e indiscriminado dos medicamentos entorpecentes, psicotrópicos e seus precursores.
Para fazer frente a esta crescente demanda por informação confiável e consistente que permita ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária realizar suas ações fundamentadas no gerenciamento do risco da utilização indevida dos medicamentos controlados, a Anvisa iniciou o desenvolvimento do "Sistema Nacional para Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC".
Comentários