De 16 a 19 de setembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) participa da 15ª edição da Feira da Indústria e Comércio de Imperatriz (Fecoimp), com um estande no Espaço Tecnologia. O diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, estará presente na abertura do evento.

A Fapema aproveita a oportunidade para apresentar o plano de ação “Mais Ciência e Inovação para Todos Nós”, que contém quatro linhas de ação, 14 programas e 43 editais, e visa incentivar e apoiar estudantes, professores e pesquisadores a desenvolverem seus projetos de pesquisas por meio de linhas de financiamento.
“Vimos na Fecoimp uma oportunidade de sair da capital e divulgar as possibilidades de recursos para estudantes e professores de escolas, universidades e institutos do interior. É uma forma de facilitar o acesso a estas informações, a esta região e aproximar a entidade deste público”, comenta o presidente, Alex Oliveira.
Na ocasião, serão divulgados 40 livros produzidos por pesquisadores das instituições sediadas no Maranhão, como resultado de pesquisas apoiadas pela FAPEMA. O público receberá informações sobre editais de aprovação, o plano de ações do “Mais Ciência para Todos Nós” e o desenvolvimento de projetos como o Cidadão do Mundo.
Haverá também o lançamento da 25ª edição da Revista Inovação, veículo divulgador de trabalhos dos pesquisadores e professores, e que foi lançada em São Luís, no início deste mês. O estande disponibilizará livros, edições novas e antigas da revista e outros materiais informativos.

Projetos para exposição

Durante a Fecoimp, dois projetos serão expostos no estande da Fapema pelas empresas Coquilho do Brasil e Ecoe Estratégias Digitais. A Coquilho Brasil produz placas de casca de coco verde visando a utilização na construção civil e no setor náutico, bem como no desenvolvimento de novos produtos com a utilização da nova matéria-prima a ser disponibilizada ao mercado. No entanto, chegaram bem além, e já fabricaram também o óleo de coco, produto com grande aceitação no mercado.
Já a Ecoe Estratégias Digitais tem como objetivo desenvolver um software capaz de unir as preferências de clientes/prospects em relação a uma marca, gerando ações de marketing automatizadas através de cruzamento analítico de dados.
Os projetos estão abertos a visitas no Espaço Tecnologia, entre os dias 16 a 19 de setembro, na Fecoimp.