O segundo dia da 12ª Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz (Fecoimp), que acontece até este sábado (15), no Centro de Convenções, em Imperatriz, foi marcado por ações de popularização dos programas de incentivo à ciência, tecnologia e à inovação, promovidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O público, formado em sua maioria por empresários locais e regionais, pode, também, assistir a palestras.
Uma das palestras foi proferida pelo assessor da Fundação, Tonicley Silva. Ele apresentou os dois principais programas de apoio à inovação que o Governo do Estado, por meio da Fapema, disponibiliza às micro e pequenas empresas: o programa Pesquisador na Empresa (RHAE), e o programa Apoio à Pesquisa na Empresa (PAPPE). A palestra, intitulada “Programas de Apoio a Inovação”, ocorreu nessa quinta-feira, às 19h, no Centro de Convenções, e reuniu estudantes e empresários do setor.
“Queremos motivar todos os empresários de Imperatriz e região para participar desses programas, que são importantes para o desenvolvimento das empresas locais e, consequentemente, do Maranhão”, declarou o palestrante.
O RHAE apoia pesquisas tecnológicas e de inovação dentro das empresas, por meio da concessão de bolsas a pesquisadores, estimulando a inserção de mestres e doutores nas empresas situadas no Estado do Maranhão. Já o PAPPE garante apoio financeiro a micro ou pequenas empresas, na forma de subvenção econômica, que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. Os editais desses dois programas deverão estar disponíveis aos interessados até o próximo mês.
Para o dono de livraria e corretor de imóveis, Edson Lemos Nogueira, que veio à Fecoimp em busca de informação sobre como conseguir recursos para desenvolver projetos de gestão em sua empresa, a palestra sobre os programas de incentivo à inovação foi bastante esclarecedora. “Foi muito boa a palestra, pois informações repassadas eram desconhecidas dos empresários”, declarou.
Primeiro Emprego
A representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Univima, Aparecida Lopes, apresentou aos visitantes da Feira o Programa de Estágio “Viva Primeiro Emprego”, que vai qualificar 12 mil jovens e adultos de todo o Maranhão para atender as novas demandas do mercado de trabalho. “O governo do Estado está possibilitando aos estudantes de terem contato com o mercado de trabalho e também às empresas conhecerem mão-de-obra bem qualificada”, disse.
O programa estágio “Viva Meu Primeiro Emprego” tem como objetivo dar oportunidade profissional a jovens e adultos, entre 18 e 30 anos, possibilitando a qualificação desse segmento para o mercado de trabalho. O programa faz parte do Maranhão Profissional, e inclui cursos profissionalizantes de extensão tecnológica decorrentes de parcerias com a iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas.
O estudante de eletromecânica do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Jefferson Silva Lopes, acompanhou as explicações atento e gostou muito das informações repassadas pela representante da Sectec. “Tenho interesse nesse programa, pois sei que com um estágio a gente tem a oportunidade de aprender mais e ser futuramente contratado pelas empresas”, afirmou.
O público que está comparecendo ao estande da Fapema durante a Feira tem recebido esclarecimentos sobre editais, programas, ações desenvolvidas pela instituição. Também são fornecidas informações sobre eventos científicos organizados pela Fundação, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 15 e 21 de outubro e o Prêmio Fapema, que acontece no final do ano. Além da Fapema, cerca de 200 expositores e empresas estão com estandes montados durante a Fecoimp, onde expõem produtos e divulgam suas ações e serviços. A exposição nos estandes acontece das 19h às 22h30min até hoje (15), no Centro de Convenções.
Fecoimp
Considerada a maior feira multissetorial do Maranhão, a Fecoimp já se consolidou no calendário de eventos de Imperatriz, movimentando a economia e atraindo milhares de pessoas. O foco principal da Fecoimp é promover a integração, a divulgação e o fomento do mercado regional, por meio da exposição de produtos do comércio, indústria e serviços. Para esta edição da Feira, que teve início na quarta (12) e prossegue até sábado (15), a ACII montou uma estrutura especial, que conta com 180 estandes distribuídos na parte interna do Centro de Convenções. Além disso, há uma diversificada programação, que consta de palestras e atividades culturais.
O Governo do Estado é parceiro no evento e participa da Feira com estandes onde serão apresentadas ações, programas e projetos das Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), Indústria e Comércio (Sedinc), Turismo (Setur) e Fapema. (Elizete Silva)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14505
Comentários