Famílias devem realizar a atualização de dados do Cadastro Único (Cadúnico) em Imperatriz

A Prefeitura de Imperatriz iniciou o processo de atualização de dados do Cadastro Único (CadÚnico), base de dados do governo federal utilizada para a concessão de benefícios sociais. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo coordenador do Bolsa Família, Junilson de Souza Silva. 
Segundo ele, a atuação da base de dados está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Sedes). Famílias que não fizerem essa atualização podem ter o benefício bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado.
“Famílias que solicitaram o NIS (Número de Inscrição Social) para efetuar o pagamento ao INSS, estudantes universitários, pessoas que ganharam desconto na taxa de energia elétrica e isenção de taxa de concurso público federal, entre outros, devem realizar essa atualização do CadÚnico”, orienta.
Junilson Souza estima que mais de 9.800 famílias deverão realizar a regularização cadastral, inclusive estão sendo notificadas por meio de correspondências e extratos bancários. Em maio, essa ação do governo federal iniciou com o cancelamento de 300 famílias dos benefícios sociais.
Ele ressalta que a maioria dos excluídos era beneficiária do Programa Bolsa Família que deixou de realizar a atuação cadastral, além de omitir durante três meses informações solicitadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Essa é uma das formas de combater fraudes junto aos programas sociais”, reiterou.
Ao todo são cerca de 20 programas sociais vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico). É importante que as pessoas não percam os prazos para não perder o benefício. “Em janeiro deverá ocorrer a exclusão total das famílias que insistem em não realizar a atualização cadastral”, alerta.
Para fazer a atualização são necessários os documentos originais do RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho (para maiores de 18 anos), declaração escolar atualizada, certidão de nascimento (menos de 18 anos) e comprovante de residências.
Junilson Souza avisa que a regularização cadastral pode ser feita nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Sociais (CRAS) distribuídos em vários bairros e povoado de Imperatriz. “Temos cinco CRAS na zona urbana e na rural”, finaliza. (Gil Carvalho / ASCOM)