O coordenador Junison de Sousa (Bolsa-Família) alerta para prazo de atualização cadastral que encerra no final deste mês

O prazo para atualização cadastral das famílias beneficiárias do Bolsa-Família, o maior programa de transferência de renda, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) executado em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, encerra no final deste mês, segundo informa o coordenador Junison de Sousa Silva, do Bolsa-Família.
Ele observa que a maioria das famílias deixou para comparecer na última semana na coordenação do Programa Bolsa-Família, depois que o benefício chegou a ser bloqueado na Caixa Econômica Federal (CEF). “A família deixa de receber o dinheiro, voltando somente a receber o benefício após a atualização cadastral”, afirma.
Junison Sousa diz que “essas famílias que tiveram o benefício bloqueado é decorrente da falta de atualização nesses últimos dois anos do Programa Bolsa-Família”. “O governo federal pretende identificar o atual perfil financeiro das famílias, pois existem beneficiários que mudaram de situação social, saindo do quadro financeiro precário”, pontua.
Ele lembra que a atualização cadastral das famílias é realizada a cada dois anos. Contudo, se houver mudança de endereço ou de estabelecimento de ensino, também é necessário que seja feita a atualização dos dados cadastrais na coordenação do Bolsa-Família. “Nós temos equipes que fazem o trabalho de visita e de fiscalização dos beneficiários do Bolsa-Família”, disse.

Conscientização

O coordenador busca ainda conscientizar os beneficiários que, caso havendo mudança da renda, essas famílias devem comparecer no órgão para serem excluídas do Bolsa-Família. “Existe uma demanda muito grande de famílias que necessitam ingressar no programa, pois dependemos também de denúncias para que sejam canceladas essas pessoas que necessitam do Bolsa-Família”, finalizou.