“É o carnaval da família”. Foi dessa forma que a foliã Margarete Sousa definiu ontem à tarde a folia de momo realizada pela Prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI ), iniciada nesse sábado ao som da Banda Eternos Carnavais, puxada pela Jardineira que, a exemplo dos anos anteriores, não deixou ninguém parado.
Além da Eternos Carnavais, o Carnaval de Imperatriz é animado pela orquestra Arrochando o Frevo e as bandas Candiru com Quiabo e Diplomatas.
A programação do Carnaval oficial de Imperatriz vai até a terça-feira, dia 4 de março, sempre a partir das 16 horas, em dois circuitos simultâneos: as praças Mané Garrincha e da Cultura, e ainda o cortejo pelas ruas da cidade velha.
“Serão nove horas consecutivas diárias de muita música e animação”, garante o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho.
Lucena Filho diz que o que não faltam no Carnaval de Imperatriz são atrativos. Premiação em dinheiro todos os dias aos blocos mais animados, prêmio para as casas decoradas ao longo do circuito, concurso de fantasia, além do tradicional concurso de marchinhas.
“A exemplo das edições anteriores, o Concurso de Marchinhas vem com um nível de composições muito bom. O nosso objetivo principal é fazer do imperatrizense o grande protagonista do carnaval de nossa cidade”, afirmou Zeca Tocantins, coordenador do concurso.
Para melhorar a infraestrutura, ouvindo a voz do folião, este ano foram instalados banheiros químicos ao longo do cortejo o que, segundo o presidente da Fundação Cultural, dará mais comodidade ao folião.
Para o comerciante João Roberto Lima, o carnaval de rua em Imperatriz é ideal para ele e sua família. É um ambiente muito agradável, onde podemos levar as crianças, brincar em paz e com aquele clima de carnaval de rua que não existia mais”, declarou o folião, que confirmou a fantasia deste ano: “Ano passado eu saí de pirata e este ano a fantasia é de palhaço”.
Axel Brito, coordenador da Fundação Cultural, explica que em relação ao concurso de blocos a proposta é contemplar os mais organizados e tradicionais, como também os pequenos blocos, formados por famílias e grupos de amigos.
“O concurso é aberto a todos os foliões organizados que estejam devidamente caracterizados, seja com fantasias, adereços ou abadás. Cabe ressaltar que os blocos deverão se inscrever nos dias de carnaval e que será julgada a unidade, a criatividade e a participação dos blocos”.
“Como vimos nesse primeiro dia, preparamos uma programação diversificada e plural, amparada com uma estrutura completa para proporcionar ao folião imperatrizense uma festa com muita alegria, segurança e paz”, ressaltou o presidente da FCI.
Segurança - Não haverá descuido com a segurança, garantiu ao prefeito Sebastião Madeira o comandante do Terceiro BPM, tenente-coronel Markus. De acordo com o oficial, 300 homens estão mobilizados para fazer a segurança do folião. Cem, só no corredor da folia.
A meta da Polícia Militar é continuar com a tradição dos últimos cinco anos: proporcionar um carnaval tranquilo para que todos se divirtam com muita segurança.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14945
Famílias lotam a cidade velha no clima dos antigos carnavais
A folia começou ontem e vai até a terça-feira
Comentários