Raimundo Primeiro

Aberto na noite da última sexta-feira, continua sendo realizado neste domingo (12) o I Congresso Diocesano da Pastoral Familiar de Imperatriz, no Ginásio de Esportes da Igreja São Francisco de Assis, Centro de Imperatriz.
Desenvolvido sob o tema “A família: o trabalho e a festa”, reflete os mesmos assuntos colocados em pauta durante o VII Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu no final de maio e início de junho, em Milão, na Itália, com a presença do Papa Bento XVI, reunindo famílias das diversas regiões do planeta.
O evento tem por objetivo discutir assuntos inerentes ao comportamento da família imperatrizense nos dias atuais, visando formar agentes qualificados que transmitam conhecimentos da igreja com simplicidade, clareza e precisão, sem, no entanto, abrir mão da compreensão e da caridade cristãs perante as diversas realidades vividas pelos casais, acolhendo toda e qualquer realidade familiar.
A comissão organizadora reforça que o encontro busca, ainda, incentivar o crescimento da espiritualidade familiar de diferentes maneiras, de tal modo que pais e filhos encontrem, no lar, o ambiente mais propício para o desenvolvimento da sua vida cristã.
Para o frei Domingos, pároco da Igreja de São Francisco, o encontro realiza também um trabalho em prol das famílias dos diversos setores da Diocese Familiar em âmbito local. O religioso diz que o evento é aberto ao público em geral, “pois a Pastoral Familiar Diocesana acolhe a todos”.
Hoje, Dia dos Pais, acontece a celebração da missa de abertura da Semana Nacional da Família, que, na Paróquia de São Francisco de Assis, será trabalhada durante cinco dias ininterruptamente. As atividades serão executadas nas comunidades usando subsídios nacionais estabelecidos pela Pastoral Familiar Nacional.
O frei Domingos informa que todos os detalhes para que a Semana Nacional da Família em Imperatriz aconteça dentro do cronograma previamente estabelecido foram providenciados e as expectativas são no sentido de que significativo número de pessoas compareça.
“Um mundo com muitas oportunidades, ao contrário do que acontecia antigamente, com o sistema tradicional de famílias, era mantido. Todavia, agora é o mundo que oferece de tudo e, diante de tal quadro, se faz necessário que tenhamos muito cuidado com a família, uma instituição muita abençoada, mas as igrejas (e não estou falando apenas das católicas) trabalham para não deixar que os atrativos e os contravalores destruam totalmente as famílias”.
Ao falar sobre o tema “A família: o trabalho e a festa”, o bispo da Diocese de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, que presidiu a solenidade de abertura do congresso, ressalta a importância do acontecimento por colocar em evidência questões relacionadas aos valores familiares. “O evento faz com que a gente reflita sobre os acontecimentos que estamos vivendo. Este ano, em nível mundial, estamos discutindo três realidades essenciais que se complementam. Primeiro, o sentido da família, enquanto instituição divina, natureza, nós fomos criados para isso. Nós somos frutos de uma família; caso contrário, não estaríamos aqui”, observa dom Gilberto Pastana.
Dom Gilberto Pastana prossegue frisando ser “o trabalho essencial para a continuidade e reflexão da vida e a festa como dimensão da gratuidade, do louvor. A festa não consiste em se fazer para ganhar dinheiro, constitui-se, sobretudo, para nós celebrarmos a harmonia, a solidariedade e a fraternidade entre nós”.
O I Congresso Diocesano da Pastoral Familiar faz parte das celebrações que comemoram os 25 anos de fundação da Diocese de Imperatriz. Um dos motes do evento é “Quando duas pessoas se amam, elas não se submetem e não se dominam, apenas se completam, conforme destaca a Pastoral Familiar.
A Pastoral Diocesana Familiar de Imperatriz é coordenada por Marco Aurélio e desenvolve um trabalho de destaque nos diversos municípios de sua abrangência.
A edição 2012 do Encontro Nacional da Família, de 12 a 18 de agosto, vai ser realizada em São Luís, capital do Estado.
“Como o casal das Bodas de Canaã, em especial na Semana Nacional da Família, nós também podemos convidar o Senhor Jesus e a Mãe, a Virgem Maria, bem como os discípulos a tomarem parte de nossa vida. A oração e a vida fraterna na comunidade de famílias realizam isso. Podemos, então, ter a firme esperança que Ele, na sua compaixão e misericórdia, vai nos socorrer em nossas faltas para que a festa continue, como fez em Canaã providenciando o vinho que falta”, dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari, na Bahia, e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“Faço votos que ao longo de 2012, cada família se fortaleça na unidade e na paz e encontre razões para viver com dedicação e equilíbrio o trabalho e saiba valorizar o Dia do Senhor para celebrar a festa do amor na comunhão com Cristo e com os irmãos”.

Outros objetivos da Semana Nacional da Família

A Semana Nacional da Família tem como objetivo geral promover, fortalecer e evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo, procurando motivar momentos, encontros e celebrações com o desejo de despertar todas as pessoas de boa vontade ao valor único e próprio da família e assume como desafio os mesmos objetivos apresentados no Diretório da Pastoral Familiar, apresentado em 2004.

Programação de hoje

8h – Oração da manhã
8h15 – III Tema: “Os desafios da família cristã para os dias atuais”
Palestrantes: Dr. Clovis Júnior e Dra. Ana Paula
9h30 – Fila do povo (plenária)
10h – Informes diocesanos regionais e nacionais (leitura da Carta/Compromisso do Congresso)
11 – Celebração Eucarística e encerramento com dom Gilberto Pastana
12 – Almoço

PARA REFLEXÃO

“Deus abençoe o nosso congresso”.
“Jesus, Maria e José... Nossa Família Vossa é!”