A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município, Sormanne Branco, informou na manhã de ontem que está suspensa a Campanha de Vacinação contra a Influenza por falta de doses da vacina em unidades de saúde da cidade.
Em contato com a reportagem de O PROGRESSO, ela disse que as doses serão repostas pelo Ministério da Sáude em breve e a população será orientada a procurar os postos de vacinação. Somente no primeiro dia da vacinação, todas as 18 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, via governo do estado, se esgotaram, obrigando a suspender a campanha e solicitar o envio de nova remessa. "Seguimos aguardando o reabastecimento para prosseguir com a campanha o mais breve possível", enfatizou…
A primeira etapa da campanha de vacinação é voltada para crianças de seis meses a 5 anos, idosos e profissionais da saúde. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.
As metas para toda a campanha dos grupos prioritários em Imperatriz são: Idosos: 20 mil; trabalhadores de saúde: 18 mil; Crianças: 17 mil. No entanto, o município recebeu apenas 18.400 doses.
Ela ainda falou que "vale ressaltar que o Ministério da Saúde preconizou esta primeira etapa apenas para os grupos prioritários de idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, porém, obedecemos a decisão da Secretaria de Saúde do Estado de antecipar para as crianças de 06 meses a menor de 06 anos. Devido a isso o estoque na rede de frios do setor de imunização se esgotou ainda no primeiro dia".
Na segunda-feira, primeiro dia da vacinação da gripe H1N1, alguns postos funcionaram no sistema dos vacinadores irem até os veículos estacionados em frente aos postos e serem vacinados sem a necessidade de se aglomerar nas filas.
São Luís
O secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, informou na noite dessa segunda-feira (23) que suspendeu a Campanha de Vacinação contra a Influenza por falta de doses da vacina em unidades de saúde da capital.
Os agendamentos de vacinação para pessoas acamadas que já realizados serão realizados normalmente. Ao todo, haviam sido disponibilizados 118 salas em 76 postos de vacinação montados em unidades de saúde da rede municipal e estadual, escolas, farmácias e entidades parceiras. (Willian Marinho)
Comentários