Mesmo com a recente paralisação de advertência, a Central de Distribuição Domiciliar dos Correios em Imperatriz continua funcionando de forma precária e prejudicando a população que depende do recebimento e envio de produtos e correspondências pelo sistema da empresa. Nos últimos vinte dias, o problema se agravou, em especial atingindo os proprietários de veículos que pagaram o IPVA e estão tendo problemas para receberem o DUT em suas residências exatamente pela falta de compromisso e de pessoal da central de distribuição.
Ontem, mais uma vez, dezenas de pessoas foram para o atendimento na Central, situada na BR-010, enfrentando chuva e sol, para obter uma informação sobre encomenda e documento de carro que não chegaram em suas casas. Em sua maioria, os usuários receberam a informação de que o endereço não foi localizado pela entrega e que a encomenda foi devolvida para a Ciretran. Uma desculpa que para a maioria não cola, tendo em vista que há casos de o endereço ser o mesmo de entrega dos documentos e um foi entregue e o outro não. Como é justificada, então, a alegação de que não foi encontrado o endereço se o sistema de consulta informa que ambos saíram juntos para serem entregues?
Uma das prejudicadas ontem na fila foi informada que sua habilitação se encontrava na central de distribuição, pois não havia alguém na residência, o que ela contestou. Segundo ela, passou o dia inteiro em casa esperando e não recebeu a visita de carteiro.
Pior, mesmo com o documento na central de distribuição, ela não pôde retirá-lo em função de que o sistema estava fora do ar e teria que aguardar outro dia ou retornar à tarde para receber.
Zingomar Avelino foi outro que manifestou sua preocupação com este problema, pois os documentos ainda não haviam chegado em sua casa e não sabia o que fazer. Também estavam esperando informações do único atendente no guichê da unidade de distribuição.
Procurados para comentar sobre o problema, a gerente e os três supervisores não quiseram falar. Um deles disse à reportagem que ninguém estava autorizado a conceder entrevistas, o que somente pode ser feito pela assessoria em São Luís.
O martírio de quem procura o documento de veículo não termina nos Correios, quando recebe a informação de que foi devolvido para a Ciretran. Neste órgão, há duas imensas filas. Em uma obtém a informação se realmente está lá. Se confirmar, pega uma senha para encarar mais duas horas no setor de entregas de documentos.
A tendência é que este quadro aumente a partir do próximo dia 11, quando irá iniciar a fiscalização do pagamento do IPVA e outras taxas regulares. A procura na Ciretran, de acordo com funcionários que não quiseram se identificar, aumentou em mais de 30% nos últimos 20 dias em decorrência das dificuldades dos Correios em entregar os documentos em casa. “Gerou preocupação e aumento de pessoas vindas atrás do documento, o que deveria ser evitado se os Correios entregassem nas casas, como é a obrigação, afinal o proprietário do carro paga para receber em casa”, frisou um dos funcionários.
A exemplo dos Correios, a diretora da Ciretran Imperatriz não concede entrevistas e não recebe jornalista, informando que cabe à assessoria de comunicação do órgão em São Luís falar sobre qualquer assunto das Ciretrans.
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