A economia brasileira passa por um grande momento. Em 2010, o país obteve um crescimento de 7,5% do PIB, sendo um dos países em desenvolvimento que mais cresceram no período. Fatores como elevação da renda, disponibilidade de crédito, entre outros, influenciaram positivamente no crescimento, fazendo com que o componente consumo das famílias tivesse uma importante participação no resultado final do PIB. Mesmo com os países desenvolvidos passando por problemas sérios em suas economias, o Brasil vem conseguindo crescer com certa robustez, gerando empregos, tendo taxas de desemprego das mais baixas desde o início da série histórica do IBGE, gerando renda e consumo.
Neste cenário, é importante observar a evolução do crescimento da economia do estado do Maranhão. Enquanto o crescimento do PIB do Brasil cresceu em média de 1999 a 2008 em torno de 3,8% a.a., o crescimento médio do PIB do Maranhão no mesmo período foi de 9,3% a.a., ficando em terceiro lugar no ranking nacional e perdendo apenas para Roraima, com 10,72% a.a., e Tocantins, com 12,14% a.a.. Tal percentual se equipara ao crescimento que a China vem obtendo nos últimos anos, sendo esta o grande referencial de crescimento econômico em tempos atuais.
Dentro deste cenário, observa-se nos últimos anos um volume de investimentos cada vez maior para o município de Imperatriz, investimentos em construção civil, indústrias, comércio, serviços, etc. Diante disso, fica o questionamento: quais fatores proporcionam ao Maranhão tão elevado índice de crescimento nos últimos anos?
A Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), via Departamento de Ciências Econômicas, entende que também é seu papel discutir com os seus acadêmicos, docentes e a sociedade em geral fenômenos desta natureza. Isso se deve ao fato de que tão volumosos investimentos influenciam direta e indiretamente a realidade sócio-econômica de toda a população do Estado. Diante disso, a FEST - visando um melhor entendimento deste fenômeno - propõe, através de parcerias entre o Departamento de Ciências Econômicas, entidades públicas e privadas, a realização do I Congresso de Economia da Região Tocantina com o tema As Potencialidades Econômicas do Maranhão, que se realizará nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2011.
Local do Congresso - Auditório da Faculdade de Educação Santa Terezinha – FEST
Número de vagas: 340
Carga horária - 20 horas
Programação
Dia 21.09.2011
18:00 às 19:00 - Credenciamento
19:00 - Abertura
19:30 - 1ª Palestra: David Braga Fernandes – secretário adjunto do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Maranhão
21:00 - Palestra: André Castro – gerente de Obras da Franere no Maranhão
Dia 22.09.2011
19:00 - 2 Palestra: Cláudio Azevedo – presidente do Sindicato da Indústria do Ferro Gusa do Maranhão e secretário da Agricultura, Pesca e Pecuária do Maranhão
20:00 - 3 Palestra: Geraldo Andrade – diretor superintendente Pró Shopping Tocantins
21:00 - 4 Palestra: Walber Henrique França Orlanda – Consultor Clientes Corporativos Cemar
Dia 23.09.2011
19:00 - 5 Palestra: Francisco José de Moraes Alves - superintendente estadual do Banco do Nordeste no Maranhão
20:00 - 6 Palestra: Enéas Nunes Rocha – secretário municipal do Meio Ambiente de Imperatriz
21:00 - Encerramento
Comentários