No dia 05 de maio, foi comemorado o dia nacional do uso racional de medicamentos. Em alusão a este tema, a Facimp Wyden realizou palestras em duas escolas da cidade. Os alunos do sétimo período do curso de Farmácia foram os responsáveis por explicar para dezenas de jovens os riscos e consequências do uso desordenado da automedicação.
Os discentes explicaram sobre os perigos do abuso do uso de fármacos sem a orientação de um médico ou farmacêutico e também como armazenar corretamente os remédios em casa e o modo correto de descartar aqueles que estejam velhos ou fora do prazo de validade. Também foi falado sobre o modo correto de agir em caso de intoxicação por conta de um medicamento.
A professora Erika Nadja, docente do curso de Farmácia da Facimp Wyden, explicou que as palestras foram de suma importância para conscientizar os jovens sobre a automedicação e o objetivo principal é informar buscando diminuir a prática de se automedicar. “Orientando os jovens, essas informações podem chegar até os pais e responsáveis e serem propagadas, podendo assim evitar problemas causados pela prática da automedicação”, completa.
A automedicação no Brasil é praticada por 76,4% da população em geral. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ) a automedicação muda muito com a faixa etária dos brasileiros, sendo que os maiores adeptos são os jovens de 16 a 24 anos atingindo quase 90%, seguindo da faixa etária com 25 a 40 anos com cerca de 77,5%, depois o percentual vai caindo e atingindo 66,7% na faixa etária de 41 a 55 anos. Segundo a pesquisa, com o avançar da idade, a automedicação diminui. (Assessoria de Imprensa Facimp/Wyden)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16125
Comentários