O curso de Odontologia da Facimp Wyden realizou, na última quarta-feira (16), uma ação social em parceria com a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Imperatriz - (Afagai), para atender crianças com autismo, oferecendo serviços odontológicos preventivos e orientações para os pais sobre saúde bucal.
Durante toda a tarde, na Clínica Escola da instituição, os alunos do 8º período de Odontologia da faculdade realizaram atendimentos às crianças e orientações aos pais, numa extensão prática da disciplina 'Odontologia para pacientes com necessidades especiais' para os pacientes autistas, sendo que alguns deles ainda não haviam tido nenhum contato com dentistas.
A professora do curso de Odontologia da Facimp Wyden, Márcia Cristina, explanou sobre os detalhes e cuidados prévios na realização desses atendimentos: "Procuramos deixá-los à vontade com atividades lúdicas e educativas, para as crianças interagirem e se ambientarem num espaço odontológico".
Kauana Mota, aluna de Odontologia, descreveu a experiência adquirida com os atendimentos e práticas sociais desse tipo: "Atender e ganhar a confiança destes pacientes é muito gratificante, além de requerer um manejo e preparo especial do profissional para atendê-los, com estudo prévio para oferecer todo o conforto e melhores procedimentos possíveis".
"Achei a ação muito importante. Meu filho veio pela primeira vez ao dentista e ficou bem à vontade, foi uma grande oportunidade para a gente e estou muito feliz", comentou Cleudineia Resplandes, sobre a satisfação e a oportunidade de ver seu filho autista sendo atendido pela primeira vez.
Além do atendimento, as crianças tiveram a oportunidade de se entreter durante as atividades na Clínica Escola. No começo da tarde, elas assistiram junto aos pais a apresentação do teatro promovido pelos próprios alunos, numa forma simples e divertida de mostrar com fantoches como prevenir e ter cuidados com os dentes, além de tratar da importância da manutenção de uma boa higiene bucal.
A Campanha de Assistência Odontológica ao Autista terá atividades também no dia 23 de maio e dará continuidade aos atendimentos, a partir das 15h, na Clínica Escola da Facimp Wyden. (Assessoria de Imprensa Facimp/Wyden)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16133
Comentários