Foi realizado, nos dias 14 e 15 de abril, o II Seminário de Atualização Jurídica. O evento aconteceu no auditório central da FACIMP onde participaram magistrados, advogados, procuradores, promotores, defensores, assessores, analistas judiciários, além de estudantes do curso de Direito da Região Tocantina.
Promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), o evento teve como tema “O Poder Judiciário e o Novo Código de Processo Civil”. O presidente da FACIMP, Dr. Antônio Leite agradeceu à ESMAM pela parceira e afirmou que a instituição está à disposição para promover ações deste cunho. “A FACIMP estará sempre de portas abertas para iniciativas como estas”, garantiu.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, parabenizou a iniciativa “Todos nós somos aprendizes deste novo código, estamos aprendendo a praticá-lo e temos que aproveitar os espaços de discussão para entender melhor como o CPC vai funcionar”, enfatizou Cleones Cunha.
O seminário contou ainda com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynado Soares da Fonseca, que conduziu um debate sobre os meios alternativos para a solução dos conflitos e o novo Código de Processo Civil. “Nós precisamos encontrar mecanismos que diminuam a burocracia e a morosidade e que possam dar celeridade à Justiça”, ressaltou o ministro.
A estudante de Direito da FACIMP, Débora Castro Alves, participou do evento e revelou que foi um momento de aprendizagem para sua formação. “Estamos adquirindo conhecimento, tirando dúvidas e observando as críticas, tudo para entender melhor a nova legislação”.
O coordenador do curso de Direito da Faculdade de Imperatriz, Paulo Dias, avaliou como positiva a iniciativa. “Foi um momento importante para a disseminação do conhecimento a respeito da nova legislação que exige do profissional e do estudante de Direito um conhecimento aprofundado, uma maturidade que é possível por meio de trocas de experiências proporcionadas em eventos desta natureza”, enfatizou.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15585
Comentários