Objetivando a prevenção de acidentes e, principalmente, despertar os colaboradores para a integração na melhoria da qualidade de vida, tanto no ambiente de trabalho como na sociedade em geral, teve início nessa segunda-feira, 26, na Faculdade de Imperatriz (FACIMP), a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2011”.
O evento se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, e terá como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho, bem como conscientizar funcionários, professores e alunos quanto à preservação da saúde, do equilíbrio tanto na área da FACIMP quanto na sociedade, além de conscientizar sobre a importância da preservação do ambiente natural.
É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), devendo ser realizada com frequência anual. A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16. A semana pretende ainda mostrar a FACIMP como elemento de integração sócio ambiental e difusor da conscientização da melhoria na qualidade de vida de seus funcionários, alunos e da sociedade como um todo.
Para a professora MSc. Dorlice Souza Andrade, diretora-geral da FACIMP, a SIPAT é importante porque faz com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre-corre diário, ou seja, não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança. “Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde o benefício está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida”, conclui.
Programação
A SITAP teve início com uma palestra ministrada pelo professor Wellington Jorge dos Santos, com o tema “A Higiene como Princípio da Saúde”. A palestra desta terça-feira, dia 27, será proferida pelo engenheiro Raimundo Amorim Duarte Neto, com o tema “A Importância da CIPA e do uso do EPIs”. Já na quarta-feira, 28, será a vez do professor Marcos Diego Pereira da Silva ministrar palestra sobre “Tabagismo, Alcoolismo e Dependências Químicas no Ambiente de Trabalho”. No penúltimo dia de atividades, quinta-feira, a professora Roberta Castro Campos falará sobre “Estresse no Ambiente de Trabalho”. As atividades se encerram na sexta-feira, 30, com duas palestras ministradas por Diego Rosa. Os temas são “Cuidados e Destinação de Lixo e Resíduos Tóxicos e Contaminações” e “A Instituição na Preservação do Meio Ambiente”.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14213
Comentários