Neste sábado, dia 20 de agosto, acontece a segunda edição da Calourada Solidária para recepcionar os calouros de todos os cursos da Faculdade de Imperatriz - FACIMP. O evento acontecerá a partir das 12h, no Clube Recreativo da Faculdade, com um almoço e animação da dupla sertaneja Gean e Genaldo, marcando as comemorações alusivas aos 10 anos de funcionamento da instituição.
Assim como aconteceu na primeira edição, quando toda a renda foi doada para a Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), toda a renda desta 2ª Calourada será revertida na reforma da Casa de Passagem de Imperatriz, cuja sede fica localizada na rua 15 de Novembro, ao lado da Igreja Nossa Senhora D’Ávila, mas devido à reforma, está funcionando provisoriamente no bairro Santa Rita, na rua B, nº 459, entre Bom Jardim e Tomé de Sousa.
Atualmente, abriga 30 crianças, com idade de 0 a 17 anos. O Conselho Tutelar recolhe os menores em situação de vulnerabilidade (abandono ou risco social) em Imperatriz e nos municípios vizinhos, notifica os casos à Vara da Infância e, em seguida, os encaminha à Casa de Passagem.
A diretora geral da FACIMP, professora MSc. Dorlice Souza Andrade, disse que a ideia de realizar a Calourada em benefício da Casa de Passagem surgiu através de uma reunião que teve com alguns juízes, entre eles o Dr. Delvan Tavares Oliveira, titular da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz.
“Para nós, será um prazer realizar os 10 anos da FACIMP aproveitando a oportunidade para fazer uma calorosa recepção aos nossos novos acadêmicos de uma forma solidária, tudo isso com muita responsabilidade social, já que cem por cento da renda será revertida para esta instituição que tem um trabalho grandioso prestado junto à sociedade imperatrizense”, avaliou.
O Dr. Delvan Tavares disse que esta é uma atitude de muita generosidade por parte da Faculdade e espera a participação de todos no evento. “Convidamos a todos para se juntarem a nós no sentido de promovermos a ampliação, a reforma e a adequação da Casa de Passagem de Imperatriz, a fim de proporcionarmos às nossas crianças, destituídas do aconchego de um lar e de uma família, o mínimo possível para o seu desenvolvimento físico, moral, educacional e espiritual. E a ajuda da FACIMP será muito bem-vinda”.

Sobre a Casa de Passagem – O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é bem claro em relação aos direitos básicos do menor, no entanto todos os dias crianças e adolescentes são vítimas dos mais variados constrangimentos e violações de seus direitos. Em Imperatriz, menores que sofrem com maus tratos ou são vítimas de algum tipo de abuso por familiares, amigos ou conhecidos são acolhidos na Casa de Passagem.
No seu art. 4.º, o Estatuto prevê que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária da criança e do adolescente. Com respaldo nesta norma, foi deflagrada uma campanha junto à sociedade de Imperatriz no sentido de reformar, ampliar e adequar a Casa de Passagem deste Município à sua verdadeira finalidade.
Infelizmente, a instituição está longe de oferecer esse conforto; pelo contrário, trata-se de ambiente inadequado. Por este motivo e mesmo sabendo que o Poder Público é, em primeiro lugar, o responsável pela conservação e aprimoramento da instituição, aceitamos o desafio de mobilizar a sociedade de Imperatriz no sentido de cumprir a parte que lhe cabe nesse processo.