A Faculdade de Imperatriz (FACIMP), em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de divulgação científica do país, que acontecerá entre os dias 17 e 23 de outubro.
A SNCT foi criada em junho de 2004 e desde então vem acontecendo anualmente, sempre no mês de outubro. Neste ano, o evento abordará um tema de relevância global: “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.
Sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) com a colaboração e a participação de instituições e entidades de todo o Brasil, a Semana busca estimular a difusão do conhecimento e o debate sobre as estratégias para o enfrentamento do grande desafio planetário provocados pelas mudanças climáticas e prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
Há bem pouco tempo, nosso país não tinha a preocupação sobre a prevenção de riscos decorrentes dos desastres naturais, porém os acontecimentos trágicos de enchentes e deslizamentos, em regiões como Santa Catarina e na Região Serrana do Rio de Janeiro, de seca na Amazônia e no Rio Grande do Sul e de enchentes em várias regiões do país, atestam a importância de se estimular o debate e o treinamento, nas escolas e em toda a sociedade, de como prevenir riscos e diminuir os impactos dos desastres naturais. A ciência e a tecnologia são elementos essenciais para a previsão, prevenção e minimização desses impactos.
Na FACIMP, o evento acontecerá entre os dias 17 a 20 de outubro, organizado pelos professores que convidam as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de Ciências e Tecnologia e de educação, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 em suas agendas, a iniciarem o processo de sua preparação e a participarem intensivamente de sua realização.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14223
Comentários