Cida Marconcine

Nos últimos anos, pode-se observar uma visível procura, e consequente aprovação, de estudantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como possibilidade de assim ingressarem na faculdade ou universidade. Além disso, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está sendo adotado por várias instituições de ensino para utilização das notas do Enem como forma de seleção. Outras alternativas, além dos vestibulares tradicionais, favorecem hoje a entrada do estudante no curso superior: Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aliado a tudo isso, as escolas de uma forma geral têm investido nos cursinhos preparatórios para o Enem e em simulados, como forma de colaborarem com os resultados positivos, que crescem a cada ano, de aprovações dos estudantes para os cursos superiores. 
Os centros de ensino, da rede pública estadual, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), tiveram expressivo resultado no ano passado, com aprovação de muitos alunos em instituições como, por exemplo, Uema, Ufma, Pitágoras, Ifma, Unisulma, Fest, Facimp, Ceuma, Cesupa, UFT e outras. Muitos desses alunos, inclusive, conseguindo ótimas colocações, como os estudantes do Colégio Militar Tiradentes II, Elianaia Lima, que ficou em 1º lugar em Direito na Unitins, e André Luiz Junior, que ficou em 1º lugar em Biologia na Uema; também ganharam destaque os alunos do CE Graça Aranha: João Lucas de Sousa Peres, que ficou em 1º lugar em Farmácia na Facimp, e o aluno Ricardo de Carvalho Dias, que passou em 2º lugar para Fisioterapia na Unisulma.
Em 2015, o Governo do Maranhão ofereceu formação para professores de 3º ano do ensino médio com o objetivo de ampliar a preparação docente para o Enem e também produziu material didático para os alunos, que foi entregue em todas as escolas estaduais. “No ano passado foram oferecidas atividades preparatórias, na UREI, e nas escolas, que ressignificaram e reforçaram as ações educativas em favor de uma aprendizagem com mais qualidade ainda para todos os estudantes da rede pública estadual”, destaca a professora Dra. Orleane Santana, gestora regional de Educação de Imperatriz. “O resultado de todo esse esforço e empenho coletivo pode ser visto agora, através do número expressivo e crescente de alunos da rede pública estadual, na URE de Imperatriz, que a cada ano são aprovados no Enem e nos vestibulares, resultado que pretendemos superar este ano”, afirma a gestora regional de Educação, que aproveita para parabenizar a todos os gestores escolares, equipe escolar de cada centro de ensino, professores e alunos por todas as aprovações de 2015.