Um dos carros mais queridos pelos brasileiros está em exposição na Praça de Eventos do Imperial Shopping até as 12h deste sábado (4). A iniciativa reúne dez fuscas que podem ser vistos no centro de compras, em mostra realizada em parceria com o Fusca Clube e Antigos de Imperatriz. Além de reunir amantes dos modelos de automóveis antigos, a exposição mostra a evolução do carro ao longo desses anos e a história de cada modelo exposto.
“O objetivo é fazer com que as pessoas saibam mais sobre a história desse carro tão famoso e admirado pelos brasileiros. Resolvemos fazer essa exposição no shopping para reunir amantes, colecionadores de fuscas e também de carros antigos. Pretendemos, com essa ação, reunir mais membros para o clube que iniciou há cerca de um ano na cidade”, afirma o presidente do clube e organizador da exposição, Yan Cardoso.
No local, os visitantes podem conferir modelos fabricados entre 1966 e 1980. Criado na década de 30, o Fusca ganhou popularidade com o passar do tempo. A maioria dos veículos expostos conserva sua originalidade ou foi restaurada pelos próprios donos. Uma das grandes novidades é a réplica do Herbie, número 53, exibido no filme ‘Se meu fusca falasse’. O modelo vem atraindo e chamando a atenção das pessoas que passam pela exposição.
O motorista Ednaldo Castro conta que estava de passagem pelo local quando avistou os carros e logo parou. “Eu sou suspeito pra falar sobre essa exposição, porque sou um apaixonado por veículos. Mas é muito interessante. Ao passar por aqui não tem como não parar para conferir de perto. Inclusive, também não dá pra ficar sem uma foto próximo ao fusquinha idêntico ao do filme”, garante o motorista.
Fusca Clube e Antigos de Imperatriz - Fundado em 2013, o clube conta com cerca de 15 integrantes apaixonados por fuscas e modelos antigos. A associação ainda não conta com sede própria, mas mensalmente realiza encontros, além de participar de exposições e viagens em toda a região.
Mariana Santos faz parte do clube e conta como iniciou sua paixão por carros antigos. “Vem de herança, meu avô possuía um Corcel que hoje meu pai faz uso. E eu na convivência aprendi e criei um apreço. Vejo todo mundo olhando e eu percebo a importância que ele tem depois de décadas e décadas, e por ver as pessoas olhando com tanta admiração nós ficamos felizes”, ressalta.
Sobre o Fusca - O Volkswagen Sedan, conhecido popularmente no Brasil como Fusca, existe há cerca de 60 anos, e desde sua invenção, o modelo vem apaixonando pessoas em todos os cantos do mundo. O Fusca teve sua origem na Alemanha que desejava que todos os alemães possuíssem um veículo que pudesse transportar quatro pessoas e sua bagagem, que alcançasse uma velocidade contínua de 100 quilômetros por hora e que fosse acessível ao bolso do povo.
Foi então que o governo alemão contatou o engenheiro Ferdinand Porsche. O projeto teve origem no início da década de 1930 e foi desenvolvido pelo engenheiro em sua própria garagem, em Stutt gart, na Alemanha, onde ainda hoje é a sede da Porsche. O Fusca ficou pronto e disponível para testes somente em 1935, ainda de forma artesanal. Somente em maio de 1938 a comercialização foi aprovada.
(Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15123
Exposição reúne fuscas e carros antigos em shopping de Imperatriz
A mostra é uma iniciativa do Fusca Clube e Antigos de Imperatriz e reúne diversos modelos de automóveis no Imperial Shopping
Comentários