Nesta quinta-feira, dia 21, na Praça da Cultura, acontece a segunda edição do "Leitura na Praça: Uma pausa para refletir sobre o racismo". O evento contará com exposição de telas, fotografias, textos, livros e revistas que abordem, entre outras, as temáticas: Racismo, preconceito e discriminação racial; Desigualdades raciais e de gêneros; História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Pluralidade/Diversidade étnica e cultural.
Essa data foi escolhida por ter sido instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1976 como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e por ser o Dia de Mobilização de Leitura nas Escolas Estaduais do Maranhão.
O "Leitura na Praça" visa proporcionar à comunidade, em especial aos estudantes, um espaço de leitura que possibilite uma reflexão a respeito do racismo, do preconceito e da discriminação racial ainda existentes na sociedade brasileira. Será um momento de aprendizagem, onde estudantes, orientados pelos professores, poderão realizar leituras e pesquisas que os estimulem a perceber e a combater a discriminação racial.
A exposição é organizada pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC) em parceria com a Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI). Na ocasião, vão estar presentes a presidente do CCNNC, Doralice Mota, e a presidente da CEIRI, Maria Luiza Sousa. O evento terá início às 7h30 e término às 17h30.