Garrafas de vidro, madeira e diversos objetos quebrados que iriam pro lixo. São esses os principais elementos que dão vida ao trabalho inovador do artista plástico imperatrizense Railton Saulo Araújo. Com 4 anos de carreira, ele leva pela primeira vez para o Imperial Shopping, a partir desta sexta-feira (13), parte da exposição “Miss Rainha”, onde o público poderá apreciar a beleza das peças recriadas pelo artista.
Tudo começou de forma espontânea, quando Railton começou a enxergar em itens que iriam ser jogados fora, um potencial a mais. A partir daí, a reutilização e reciclagem do lixo começou a ser uma atividade comum na vida do artista. “A satisfação maior é a transformação. Pegar um objeto que iria pro lixo e transformar em algo assim é incrível. Faço tudo isso com amor”, explica.
Hoje, nas mãos do artista, tudo vira algo belo: a garrafa vazia, com um toque de estilo, vira abajur. O prato quebrado, depois de uma boa repaginada, se transforma em objeto de decoração. A madeira e o tonel viram mesa. A dedicação com a profissão levou ao reconhecimento e hoje as obras criadas por ele já foram expostas em outras cidades e levadas até para fora do país.
De acordo com Railton, tudo isso é fruto de um olhar diferente. O trabalho delicado vem ganhando espaço e o estilo próprio e a personalidade de cada peça faz a diferença, além da contribuição que a reciclagem traz para o planeta. “Me inspira saber que estou colaborando com o meio ambiente e além disso, saber que estou inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo: transformar lixo em luxo”, completa.
A exposição fica disponível até domingo (15), próximo à praça de alimentação do shopping, das 10h às 22h. 
(Assessoria de Imprensa)