Dom Affonso Felippe Gregory coordenou a Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Raimundo Primeiro

No domingo (5), a Igreja Católica realiza programação em memória dos dez anos da morte de Dom Affonso Felippe Gregory, primeiro bispo da Diocese de Imperatriz.
As atividades começam cedo, às 8h, com uma exposição de livros, documentos, fotografias e objetos pessoais usados por Dom Affonso Felippe Gregory durante o tempo em que ele exerceu o cargo de bispo da Diocese local.
A exposição será realizada na Praça de Fátima (Centro), em frente à Catedral Nossa Senhora de Fátima, onde o corpo de Dom Affonso Gregory encontra-se sepultado, ao lado do altar.
Trata-se de um minucioso trabalho levantado durante os últimos meses como forma de reconhecer a importância da missão desenvolvida pelo religioso durante o tempo em que esteve à frente da Igreja Católica na cidade.
Para participar das homenagens, já está em Imperatriz a irmã de Dom Affonso Felippe Gregory, Mari Lori Gregory.
Comunidade – Acaba de ser implantada no Residencial Dom Affonso Felippe Gregory a Comunidade Gianna Beretta Molla.
Gianna Beretta foi uma médica italiana, casada e mãe de família com quatro filhos, proclamada santa pela Igreja Católica, irmã do padre Alberto, médico e missionário, fundador de um hospital em Grajaú, a 250 quilômetros de Imperatriz.
Concluída a primeira parte da programação, às 11h de domingo acontece missa em memória ao décimo aniversário de falecimento de Dom Affonso Felippe Gregory, na Catedral Nossa Senhora de Fátima.
A missa será presidida pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso, que, a exemplo de Dom Gregory, é gaúcho. Dom Affonso Felippe Gregory nasceu em Estrela (RS). Caravanas de cidades vizinhas são esperadas para as atividades que acontecerão ao longo do próximo domingo.
Retrospecto – Em 6 de agosto de 2013, por ocasião dos cinco anos da morte de Dom Affonso Felippe Gregory, também aconteceu uma exposição fotográfica, destacando os momentos marcantes sobre o trabalho realizado pelo religioso na segunda maior cidade do Maranhão.
A exposição fotográfica foi organizada pela religiosa Ana Maria Pastorelli, amiga de caminhadas de Dom Affonso Gregory. O aniversário de sua morte ocorre na terça-feira, 7 de agosto.
Dez anos de muitas lembranças e saudades para aqueles que com ele conviveram durante sua permanência em Imperatriz, tendo participado de momentos decisivos e de importantes instituições locais, entre as quais a Academia Imperatrizense de Letras (AIL).
Presidente da Cáritas Internacional, Dom Affonso Felippe Gregory visitou vários países. Intelectual reconhecido e aplaudido. Foi nomeado bispo de Imperatriz em 16 de julho de 1987, tornando-se bispo emérito em agosto de 2005.
A ponte que liga Imperatriz a São Miguel, no Tocantins, leva o seu nome: Dom Affonso Felippe Gregory, justa homenagem feita pelos governos dos dois vizinhos estados, onde ele também esteve durante o seu arcebispado.