Estudantes do curso de Enfermagem da UFMA campus Imperatriz realizaram nessa quarta-feira (4) um showroom com atividades que abordaram as "Terapias Complementares" na atuação do profissional de Enfermagem. A proposta da atividade foi de colocar em prática o assunto estudado durante a disciplina "Terapias Complementares", ofertada no período de férias.
As terapias abordadas foram Musicoterapia, Aromaterapia, Cromoterapia, Risoterapia, Fé e Religiosidade, Fitoterapia, Massoterapia para adultos e crianças, Reiki e Processos Respiratórios.
De acordo com o acadêmico Vitor Pachelle, a disciplina de férias reuniu alunos de diversos períodos e foi para ele uma experiência que o ensinou ver o indivíduo (paciente) de forma holística, levando em consideração seus aspectos físicos, psicológicos e energéticos.
As professoras do curso, Adriana Nogueira, Lívia Maia e Sergiane Maciel, responsáveis pela disciplina, dividiram os acadêmicos em equipes e cada grupo, em diferentes salas, montou os espaços para prática das terapias, o que propiciou aos participantes do showroom a sensação de conforto, além de dar credibilidade à iniciativa.
Durante a apresentação das terapias, os alunos e professores discorreram sobre o assunto, exemplificando as bases teóricas que dão suporte às terapias abordadas. Ainda foi discutida a importância da introdução dessa disciplina no currículo de Enfermagem e como essas práticas naturais de cuidar são necessárias para o bem-estar do paciente.
Segundo a professora Sergiane Maciel, o showroom de encerramento da disciplina abordou as terapias complementares de forma propositiva e lúdica, "mostrando de forma incentivadora um novo campo de atuação para o enfermeiro. Além de mostrar o leque de alternativas para o cuidar, os aspirantes a enfermeiros viram a importância das terapias no cotidiano do profissional da saúde", destaca. (Lanna Silva)