A mostra de trabalhos manuais promovida pelos usuários do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) movimentou a Praça de Fátima na manhã de ontem (20). A ação faz parte das atividades da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, em razão do dia 21 de setembro - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
A programação, realizada pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), em parceria com o Fórum Regional das Entidades da Pessoa com Deficiência e Patologia, objetivou divulgar, para a sociedade em geral, as habilidades do deficiente físico, usuários do CRPD, com exposição dos objetos produzidos nas oficinas terapêuticas de pintura em tela, pintura em tecido, biscuit, reciclagem com papel revista, trabalhos em EVA, bordado em tela e sandália.
Suzzy Cortez, coordenadora do CRPD, declara que a exposição foi uma pequena mostra das atividades que são desenvolvidas no Centro, especialmente para atender ao público com algum tipo de deficiência.
"As pinturas em tela, os quadros produzidos com papel higiênico, as sandálias e tantos outros artigos aqui expostos são uma pequena divulgação do que é realizado no Centro de Referência. Nós temos um espaço que oferece, ainda, curso de informática básica, passe livre, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), basquete para cadeirante, capacitação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho e tantas outras oportunidades ao deficiente que procura nosso acolhimento", esclareceu Suzy.
Conceição Cardoso, coordenadora do Fórum Regional das Entidades da Pessoa com Deficiência e Patologia, explica que o evento é de suma importância para que a "sociedade compreenda que a pessoa com deficiência tem habilidades, basta que a sociedade perceba isso e passe a dar oportunidade a essas pessoas de mostrar a capacidade que cada um tem de desenvolver no âmbito social e profissional. Essa amostra é justamente para que as pessoas visualizem as potencialidades e para continuarmos nossa luta, de forma organizada, porque é assim que a gente consegue nosso espaço na sociedade", disse Conceição.
Foi exposto também o material para estudo em Braile e Libras, além da presença dos jogadores do time de basquete sobre rodas e de toda a equipe multiprofissional que atende no Centro: Psicólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, Terapeuta ocupacional, Pedagogo e Fonoaudiólogo, que estiveram convidando o público a conhecer o CRPD. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14811
Exposição de trabalhos manuais do CRPD chamou a atenção do público na Praça de Fátima
O evento faz parte da programação da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência
Comentários