Dema de Oliveira
Uma exposição de aeromodelos está sendo realizada na área de entrada no térreo do Imperial Shopping em Imperatriz. Vários modelos de aviões estão expostos a visitação e chamando a atenção de pessoas que visitam o local.
Um aeromodelo é uma aeronave de pequeno porte que pode ser
de Voo Livre, de Voo Circular Controlado (VCC) e Controlada por Rádio (Remote Controlled, R/C). Estes modelos são utilizados na prática do aeromodelismo, que pode ser considerado um hobby ou esporte. Os aeromodelos têm tamanhos muito variados, de simples brinquedos a escalas de até 50% da aeronave original.
Existem classificações dadas aos diferentes aeromodelos. Algumas delas: Giant (gigante), Escala (réplicas das aeronaves originais), Trainer (ou treinador) - modelos mais indicados para iniciantes, Biplano (com 2 asas), Pylon - modelos de alta velocidade, Jets (jatos), etc.
Seus motores são a combustão: em sua grande maioria motores do tipo glow, com um cilindro, de dois ou quatro tempos e movidos a uma mistura de metanol, lubrificante e nitrometano. Para os modelos de maiores dimensões, existem também motores dois tempos movidos a gasolina.
A jato: réplicas em miniatura de uma turbina aeronáutica real, movidas a combustível de jato. Elétricos: motores escovados (brushed) ou brushless movidos a baterias recarregáveis de níquel-cádmio, níquel metal hidreto, íons de lítio ou lítio-polímero.
No Brasil, o aeromodelismo é regulamentado pela COBRA - Confederação Brasileira de Aeromodelismo, que homologa as pistas para a prática do esporte, emite licenças de operação e cuida da divulgação, segurança e imagem deste hobby.
No Brasil esse hobby tem crescido cada vez mais. Com a redução dos preços devido principalmente à chegada dos modelos elétricos, o acesso ao hobby tem aumentado dia após dia.
Mezaque Alves, que comanda a exposição dos aeromodelos no Shopping, informou a O PROGRESSO que o principal objetivo do evento é a divulgação desse tipo de esporte em Imperatriz. “Estamos realizando esse evento, que tem como principal objetivo a aglutinação de mais adeptos desse esporte”, disse.
Segundo Mezaque, ele e os demais operadores de aeromodelos de Imperatriz, cujo número é estimado em 60 pessoas, estão com a ideia da formação de uma associação em Imperatriz.
No último fim de semana, Mezaque e o seu grupo participaram de um evento na cidade de Balsas. E esse mesmo evento está sendo definido para acontecer em Imperatriz, em data que ainda será informada.
“Estamos trabalhando para realizar uma competição de aeromodelos em Imperatriz. Mas pelo visto, já que está prestes a iniciar o período chuvoso, isso não será mais possível este ano, porque com chuva não tem jeito”, disse Mezaque.
Modelos expostos
Entre os vários modelos expostos no Imperial Shopping, estão o Tornado (jato treinador) e o Ultimate 20-300.
O modelo Tornado tem o kit tornado modelbau, turbina king tech 80, sistema de ignição fadec, 2 baterias life, combustível de jet A1 (querosene de aviação e uma autonomia de voo de 6 minutos). A velocidade desse modelo tornado é de 380 kph.
O Ultimate 20-300 tem kit aeroworks 42%, envergadura de 2, 40 metros, motor Da-170cc bicilindro, sistema de ignição eletrônica, 3 baterias life, 9 servos, boma de fumaça, combustível gasolina e autonomia de 9 minutos. Esse aeromodelo é apenas acrobático 3D.
Comentários