O artista plástico Tom Neves

Domingos Cezar

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), vai realizar, nesta segunda-feira (28), às 19h30, na sede da Fundação, situada na Rua Simplício Moreira, esquina com Rua Gonçalves Dias, a solenidade de abertura da exposição “Caras do Brasil”, do artista plástico José Antonio Neves da Silva, o Tom Neves.
Considerado pela crítica como um dos mestres da pintura em tela, Tom Neves retrata nessa exposição os primeiros habitantes do Brasil, os índios, de maneira especial as nações indígenas desta região, a exemplo dos Krikatis. As obras do artista vão permanecer por duas semanas na Galeria Mauro Soh, depois percorrerão o país, começando por Brasília.
José Antonio, o Tom Neves, nasceu em Pedreiras (MA), mas reside em Imperatriz há 35 anos, onde iniciou seu trabalho com a pintura de quadros, transformando-se num dos mais prósperos artistas plásticos do estado do Maranhão. De acordo com Tom, seu primeiro trabalho levado a público foi a exposição denominada “Óleo e Cera”.
Este evento, segundo Tom Neves, aconteceu em meados da década de 80 no Paço da Cultura José Sarney, prédio que abriga hoje a Academia Imperatrizense de Letras (AIL). Foi uma exposição individual, mas naquela época já realizava trabalhos em parceria com a artista Marinete Davanso, que hoje reside em São Paulo, relembra Neves.
A exposição “Caras do Brasil”, de acordo com Tom Neves, conta com a participação do filho e artista plástico Leonardo Neves e da atriz e produtora cultural Lilia Diniz. “Tanto a Lilia quanto o Leonardo foram de fundamental importância para a execução desse projeto”, destaca o artista, que diz acreditar no sucesso da exposição.

Arte nas Escolas
Na qualidade de coordenador de Artes Plásticas, na Fundação Cultural de Imperatriz, Tom Neves tem participado ativamente do projeto “Nossa Arte nas Escolas”, levado para as escolas públicas do município. Tom Neves é responsável pela oficina de artes plásticas que acompanha o projeto coordenado pela Fundação Cultural em parceria com a Vara da Infância e da Juventude.