O Exército Brasileiro, por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, realiza, entre os dias 10 e 15 de novembro de 2011, em Imperatriz, o exercício denominado “Operação Kaiapó”. Nesse período, estarão nas ruas do município cerca de 800 militares, oriundos dos quartéis situados nas regiões sul e sudeste do Pará, de Imperatriz e de Goiânia.
Os militares estarão concentrados no setor urbano da cidade, envolvendo os bairros Ouro Verde, Imigrantes, Vila Macedo, Planalto, Parque Independência, Parque São José, Santa Rita, Boca da Mata, Santa Inês, Maranhão Novo, Nova Imperatriz, Três Poderes, Entroncamento, Centro, Beira Rio, Mercadinho, União, Bacuri, Caema, Parque do Buriti e Parque Anhanguera.
No contexto da operação, serão figuradas possíveis situações de conflito. Tudo com o intuito de promover a imitação do combate real. Paralelamente, serão realizadas ações cívico sociais, em parceria com a prefeitura. Nessas atividades, os militares da área de saúde prestarão atendimento médico e odontológico gratuito, das 8 às 17 horas, nos seguintes locais:
Dia 11de novembro de 2011: Posto de Saúde da Família do Parque Santa Lúcia.
Dia 12 de novembro de 2011: Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Lagoa Verde.
Dia 13 de novembro de 2011: Posto de Saúde da Família de Nova Vitória.
No dia 15 de novembro haverá o encerramento da operação com um grande desfile militar na rua Rui Barbosa, próximo ao estádio municipal. Haverá também exposição de todo o material militar utilizado no exercício, inclusive de carros de combate. Durante o desfile haverá salto de para-quedistas militares.