Nesta quinta-feira, 19, o Exército Brasileiro comemora 364 anos de existência. Em Imperatriz, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva realizará, a partir das 9 horas, uma solenidade alusiva à data para a qual convidou diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas, sendo aberta à sociedade imperatrizense em geral.
A data marca a união de raças em defesa do território, quando por ocasião da invasão holandesa, em 1648, índios, brancos e negros uniram forças para rechaçar o invasor, de poder bélico muito superior. No morro dos Guararapes, deu-se início à nacionalidade brasileira. Esta batalha tem uma simbologia muito forte, pois é considerada a origem do Exército Brasileiro. Segundo Gilberto Freyre, “O Exército é a mais lídima e representativa das instituições nacionais, pois é o verdadeiro índice do povo brasileiro”.
Presente em todo o território nacional, está sempre pronto para cumprir a sua missão constitucional de defesa da Pátria, da garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, constituindo-se como o “braço forte e a mão amiga” da nação. As ações que o Exército desenvolve podem ser percebidas de Norte a Sul do País, bem como no exterior, seja patrulhando as fronteiras, construindo estradas, apoiando as comunidades locais em momentos de calamidades públicas, na segurança das eleições ou de outros eventos de grande envergadura, ou ainda em missões coordenadas pela Organização das Nações Unidas - ONU, como as operações de paz no Haiti, em que o 50º BIS se fez presente com o 2º Pelotão de Fuzileiros de Selva, no primeiro semestre de 2008.
Durante toda esta semana, de 16 a 20, o 50º BIS vem realizando diversas atividades esportivas em comemoração do Dia do Exército, com o objetivo principal de promover o congraçamento entre militares do Batalhão, além de estimular o “espírito de corpo” e desenvolver a coesão no âmbito do Batalhão.
Ainda como parte da programação, o Batalhão vem recebendo visitas de estudantes da cidade, que têm a oportunidade de assistir palestra sobre o Exército Brasileiro e sobre o 50º BIS, realizar passeio em viatura militar e fazer caminhada na mata, identificando a fauna e a flora da região.
O 50º Batalhão de Infantaria de Selva é comandado pelo Tenente-Coronel Baddy Mitre.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14382
Comentários