A nova modalidade é realizada todas as terças-feiras e já ganhou adeptas de todas as idades que procuram a Academia em busca de saúde

Com foco no fortalecimento de coluna, a atividade da Academia da Saúde inova com a prática. A nova modalidade é realizada todas as terças-feiras e já ganhou adeptas de todas as idades que procuram a Academia em busca de saúde. Segundo a professora da nova modalidade, Shirlene Vieira, fortalecer a coluna é fundamental para melhorar a postura e prevenir lesões e dores. "Essa atividade tem atraído um grande público que se tornou frequentador assíduo da Academia da Saúde - Polo Beira Rio", afirma a fisioterapeuta.

Em um clima bem descontraído, todas as tardes de terça-feira um grupo de aproximadamente 50 mulheres se reúne na Academia para participar dos exercícios para fortalecimento da coluna. A enfermeira aposentada Maria do Socorro é uma das integrantes dessa turma, e fala dos benefícios que essa prática lhe tem trazido. "Eu sentia muitas dores de coluna, e depois que comecei a participar dessa atividade aqui da Academia, eu melhorei muito, minhas dores sumiram, e me sinto bem melhor, até pra dormir!", comenta a simpática senhora, que afirma não perder um dia de atividade.
Além dessa modalidade, ela participa ainda da aeróbica, dança, alongamentos e caminhada supervisionada, que pra ela tem melhorado substancialmente seu dia a dia. Outra participante ativa é a dona de casa Maria do Socorro Silva, que tem aproveitado bem as atividades, pois segundo ela, a Academia da Saúde representa a oportunidade que ela nunca teve de praticar exercícios físicos na companhia de um profissional por falta de condições financeiras.
"Quando eu soube que ia abrir a Academia da Saúde, fiquei muito alegre, porque logo pensei: é minha oportunidade de fazer academia, já que a academia particular só pode participar quem tem dinheiro, né?! Desde quando eu comecei, há pouco mais de um ano, tenho me sentido muito bem, tenho 57 anos e me sinto como uma jovem de 20 ou 30 anos. Eu gosto demais daqui, o atendimento é excelente, aqui faço os exercícios e todas as minhas avaliações", ressalta Maria do Socorro.
Academia da Saúde desenvolve um programa voltado para a saúde do imperatrizense. Do amanhecer ao entardecer, a Academia da Saúde Polo Beira Rio torna-se palco das principais práticas esportivas da cidade. Desde quando foi implantada em 2013, a academia tem sido uma das principais opções de espaço para realização de exercícios físicos em Imperatriz. As aulas são sempre lotadas por dezenas de pessoas que não perdem o ritmo na corrida pela vida saudável. Nas aulas, conversando com algumas pessoas, é possível perceber que o interesse dos participantes é sempre o mesmo - ter uma vida saudável.
Vale ressaltar que a partir das conversas com usuários da Academia, concluímos que a Academia da Saúde surge em Imperatriz como uma oportunidade para as pessoas readequarem seu estilo de vida, trocando o sedentarismo por atividades físicas programadas. E isso vem beneficiando idosos, jovens, adultos e crianças que utilizam o espaço sob a orientação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Voltado para promoção da saúde por meio de atividades físicas e educativas, o programa atende centenas de pessoas que são acompanhadas em diversas atividades diariamente. Na academia, as pessoas que buscam manter uma vida mais saudável encontram o auxílio necessário no que se refere a orientação e acompanhamento dos exercícios.
Programa Academia da Saúde - É uma estratégia para estimular o aumento da prática de atividade física na população. A iniciativa prevê ainda disponibilizar nestes ambientes profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis.
Conceição Madeira, secretária de Saúde, informa que o objetivo principal dessa estratégia é melhorar a qualidade de vida da população. "Investir em ações como essas é garantir avanços na qualidade da saúde do cidadão, e ao mesmo tempo a garantia de economizar gastos futuramente, com consultas, medicamentos e internações", ressalta. (Maria Almeida / ASCOM)