Diagnosticar antecipadamente é a palavra mais falada pelos médicos para os pacientes, principalmente os oncológicos. No Brasil, dados da pesquisa organizada pelo movimento “Todos Pelo Câncer” apontam que 60% dos casos de câncer ocorrem pela falta do diagnóstico precoce.
Em Imperatriz, atualmente a WNuclear oferece um dos mais modernos exames para rastreamento e acompanhamento da doença. O PET-CT é um exame importante e só está disponível em nove estados brasileiros, conforme os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Datasus.
“Após dez anos, conseguimos ampliar as instalações da WNuclear com a implantação do PET-CT e da Iodoterapia para tratamento do câncer de Tireoide. A Implantação do PET-CT é uma parceria importante que foi feita entre a WNuclear e a Unimed Imperatriz. O exame é seguro e é a principal ferramenta do diagnóstico por imagem e do rastreamento do câncer”, diz Dr. Wawrwyk Mendonça, médico nuclear em Imperatriz.
O exame é feito de corpo inteiro onde o médico consegue fazer um mapeamento, rastreando eventuais focos do câncer que o paciente possa ter. A WNuclear conta com dois leitos para Internação de Iodoterapia, que são os únicos dessa região licenciados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear-CNEN. Ambos os procedimentos, PET-CT e Iodoterapia são oferecido pelo SUS, porém precisam ser previamente autorizados. (Assessoria de Imprensa)