O período carnavalesco está chegando e com ele as festividades que marcam a folia das pessoas nos clubes, nas casas noturnas ou mesmo na rua, por toda a cidade. Mas são necessários alguns cuidados que devem ser tomados para não transformar um momento de animação em tragédia. O 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM) alerta a todos para que fiquem atentos sobre a segurança nesses locais de concentração de público.
Quem vai organizar uma festa é obrigatório seguir algumas recomendações. O chefe do Centro de Atividades Técnicas (CAT) do 3º GBM, 2º Tenente Cleto, esclarece que em locais fechados como clubes, casas noturnas ou lugares cercados com alambrados, é necessário verificar se o estabelecimento tem autorização do Corpo de Bombeiros para funcionar. “Além disso, é preciso checar se as portas de saída de emergência estão sinalizadas e abrindo para fora (podem permanecer trancadas, mas com um funcionário de prontidão para abri-las), se há lâmpadas de emergência e extintores espalhados pelo ambiente”, ressalta o Tenente.
Já para locais abertos, como praças e ruas, o Tenente Cleto fala que geralmente é necessário autorização para o uso do espaço público, principalmente se ocorrer a interdição de ruas para realização da festa. Em ambos os casos (clube ou rua), se houver outras estruturas como palco, iluminação e som, é preciso apresentar no 3º GBM a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro responsável pela montagem do equipamento, bem como um laudo técnico do evento e também contratar brigadistas de acordo com o público estimado.
O folião quer se divertir, mas se divertir com segurança. O 3º GBM está de prontidão para garantir que todas as festas e eventos, seja em clubes ou na rua, estejam de acordo com as normas de segurança contra incêndio e pânico. Mesmo que o evento seja autorizado pelo CAT do 3º GBM, uma equipe de vistoriadores fará a inspeção do local durante a realização da festa e caso encontre alguma irregularidade poderá até mesmo impedir o seu prosseguimento.
Serviço: O 3º GBM está localizado na Rua Leôncio Pires Dourado, 1286, bairro Bacuri, ao lado do quartel da Polícia Militar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13:30h. O telefone para contato é (99) 3525-1663, emergência 193. (ASCOM/3ºGBM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15213
Comentários