Um pequeno negócio pode se tornar um bom fornecedor

Hemerson Pinto

Um negócio pequeno que pode se transformar em um grande fornecedor de produtos ou serviços para órgãos ou programas dos governos municipal, estadual e federal. De olho nos milhares de pequenos negócios existentes no país, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, realiza na segunda-feira, 05, o movimento ‘Compre do Pequeno Negócio’.
Entre os objetivos está a oportunidade para atrair clientes, movimentar a economia local e criar o próprio material de divulgação. Em Imperatriz o Sebrae realiza o ‘Fomenta Imperatriz’. O evento promove a inserção do empreendedor no conhecimento dos benefícios da Lei Geral das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) especialmente voltando-se às contratações públicas.
Durante a programação os empreendedores de pequenos negócios serão orientados e capacitados para este fim com o Projeto de Compras Governamentais. Já os gestores públicos e suas equipes terão a oportunidade de, durante o evento, mostrar seus sistemas e formas de contratação, abrindo um canal de diálogo com os empreendedores interessados em participar dos certames.
O ‘Fomenta’ já foi realizado em São Luís e em Bacabal. Em Imperatriz, o Sebrae realizou como parte da programação a ‘Feira do Campo para a Mesa do Consumidor’, no último sábado, na Praça de Fátima, Centro. O objetivo foi promover os produtos dos empreendedores rurais da região.
Nesta segunda-feira a programação começa a partir das 8h com a abertura oficial no auditório do Sest/Senat, na BR-010. Ao longo do dia acontecerão palestras, experiências de sucesso que aconteceram com pequenos empreendedores, inclusive de outros estados, além das oficinas.
Em 2014, Imperatriz recebeu a primeira edição do ‘Fomenta’, que teve a participação de 200 pessoas, dentre representantes dos municípios das Regiões Tocantina, Sul e Centro Maranhense.