Hemerson Pinto

Centenas de estudantes das redes estadual e municipal de ensino lotaram a Praça da Cultura durante o dia de ontem para lembrar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. O evento foi realizado pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme, com apoio de parceiros da instituição. Houve a exposição de trabalhos, apresentação de danças e muitos alunos aproveitaram para fazer pesquisas, com base no conhecimento levado à praça.
Exposição de fotografias, trabalhos artesanais, música, dança, poesias e outras atividades foram realizadas, com o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre o racismo. Para a militante do Centro de Cultura Negra Negro Cosme, Ero Cunha, a proposta “é educar a comunidade para a convivência na realidade antirracista. O objetivo do evento é combater o racismo, preconceito e discriminação, uma mostra dos trabalhos que as escolas públicas de Imperatriz vêm realizando dentro de suas escolas”. Mais de 20 escolas participaram.
Segundo Ero, o Centro de Cultura Negra Negro Cosme existe há dez anos e há 13 é realizada a Semana da Consciência Negra, que em 2013 foi iniciada no último dia 11 e se estende até o final do mês de novembro. Este ano o tema é: “Mulheres Negras, protagonismo numa história de lutas, conquistas e desafios”.