O secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), Enéas Nunes Rocha, informou ontem (21) à reportagem que o município deverá apresentar até o mês de agosto o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. “Essa é uma exigência legal, onde todos os municípios deverão apresentar esse plano até o mês de agosto, sendo um plano municipal ou regional de gerenciamento dos resíduos”, explicou.
Ele garantiu que a gestão Madeira está tratando dessa questão com muita responsabilidade. “Nós temos um estudo bastante avançado de recuperação do atual lixão, pois a meta é acabar com esse lixão”, garantiu.
Enéas Nunes Rocha argumenta que também está sendo preparado um plano de ação que debaterá com a sociedade sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos em Imperatriz. O objetivo é que nesses próximos anos a cidade tenha conseguido resolver o problema de resíduos urbanos, que incomodam a comunidade e trazem uma série de problemas para o meio ambiente.
O secretário explicou, ainda, que o gerenciamento de resíduo integrará “o sistema municipal de gestão dos resíduos sólidos em Imperatriz”, incluindo o aterro municipal. “É nesse plano que será dito o que vai ser feito com os resíduos de saúde, da construção civil, domiciliares e industriais. A meta é termos um tratamento adequado para cada um dos resíduos gerados pela sociedade”, comenta.
Ele sustenta que os resíduos serão colocados em ambientes diferentes, como também receberão um tratamento diferenciado, enquadrando Imperatriz como uma das cidades sustentáveis, sendo a primeira da região sudoeste maranhense e uma das poucas do Brasil. “A coleta seletiva faz parte desse processo, onde, inclusive, tivemos uma experiência da coleta seletiva em alguns condomínios de Imperatriz”, emenda.
Enéas Rocha garante que a coleta seletiva será ampliada, incluindo pontos de coleta distribuídos por toda a cidade de Imperatriz, caracterizando um forte processo de educação ambiental. “Nós queremos contar com o apoio da sociedade nessa nova etapa da coleta seletiva em Imperatriz”, finalizou. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14434
Estudo prevê fim do lixão de Imperatriz
O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Comentários