A médica otorrinolaringologista, professora da Ufma e pesquisadora Rosimar Penido defendeu sua tese de doutorado na USP-RP [Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto]. Em sua pesquisa, a dra. Rosimar Penido estudou a influência do estado nutricional na saúde auditiva de crianças de Imperatriz e região e reforça a importância de se identificar precocemente a perda auditiva infantil, suas causas e fatores associados para que se possa prevenir os prejuízos à linguagem e intelectual de nossas crianças”.
A professora dra. Rosimar Penido, após estudar por 5 anos a função auditiva de crianças de 0 a 5 anos, identificou que o estado nutricional afeta o desenvolvimento e a maturação do sistema nervoso auditivo, podendo prejudicar a fala, a compreensão e a interpretação de informações auditivos, podendo acarretar atrasos no desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças.
“Para mim, é uma honra levar o nome de Imperatriz para o mundo através da ciência. Sinto-me retribuindo um pouco a esta cidade receptiva e acolhedora e às pessoas trabalhadoras e guerreiras desta terra próspera e fecunda”.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15355
Comentários