Hemerson Pinto
A visita a postos de saúde e ao hospital do município de Imperatriz foi agendada para a manhã de ontem, quando estudantes da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, deixaram as instalações do centro da cidade e entraram no ônibus da instituição para o primeiro dia de atividades.
Ainda no final da tarde da última segunda-feira, a assessoria de comunicação da UFMA em Imperatriz informou sobre o cancelamento da aula inaugural do curso de Medicina, que aconteceria na manhã de terça-feira, 08, no campus do bairro Bom Jesus. O motivo foi declarado apenas como ‘por força maior’.
Com a mudança de última hora, os acadêmicos tiveram um encontro rápido com a direção da UFMA de Imperatriz e professores, no auditório do campus central, e depois seguiram para as visitas. Segundo um dos estudantes, o posto de saúde da Vila Cafeteira seria o primeiro a receber o grupo, que iria ver de perto a estrutura oferecida pelo município aos médicos e pacientes.
Antes do embarque, O PROGRESSO conversou com um dos acadêmicos, com boas expectativas para os seis anos de duração do curso. “Espero que o curso possa contribuir de forma significativa com a sociedade e me ofereça boa capacitação como profissional, como cidadão, que possa nos oferecer estrutura necessária para dar um retorno positivo a nossa cidade”, comenta o estudantes de 19 anos, Agamenon Rodrigues Sena Neto.
Para o futuro médico, um dos poucos imperatrizenses na turma formada por 40 estudantes, a escolha pelo curso de Medicina não foi por acaso. “Um dos cursos com os quais me identifiquei, pela oportunidade que terei de ajudar as pessoas por meio da minha profissão”, afirmou, lembrando que há menos de 1 ano começou a pensar em uma faculdade na área.
A assessoria de comunicação da UFMA de Imperatriz ainda não confirmou quantos estudantes de Medicina têm a naturalidade imperatrizense. A informação deve ser repassada em poucos dias, com o fechamento da turma. O quadro de professores deverá ser composto de mestres e doutores, em áreas como Odontologia, Terapia, Psicologia, Biologia, Farmácia e Enfermagem, além de Medicina.
O Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), o Hospital Municipal Infantil e Hospital Regional Materno Infantil, juntamente com algumas unidades básicas de saúde do município, serão utilizados no processo de residência médica dos estudantes.
Comentários