Desde quarta-feira (18), mais de seis milhões de brasileiros já podem consultar suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no fim de 2016. O próximo passo, para os que pretendem cursar ensino superior, é concorrer a uma das mais de 230 mil vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Além dos já conhecidos Prouni e Fies, os estudantes, também, podem usar a nota para concorrer a bolsas integrais e parciais ofertadas por instituições privadas, sobretudo para aqueles que não podem pagar pelo curso que desejam. A estudante Amanda Pires, 21, quer fazer Psicologia e pretende trocar a universidade pública por uma privada, uma vez que o curso de seus sonhos só existe na rede particular de ensino, em Imperatriz. Para ela, a oferta de bolsas é a chance que esperava.
"Meus pais não têm condição de me manterem em um curso em que o custo é mais de mil reais. Ganhar uma bolsa seria a melhor forma de fazer algo que sonho e que esteja ao meu alcance financeiro, que, no caso, uma bolsa integral poderia me proporcionar", explica.
Entre as instituições privadas locais que oferecem o benefício, está a Universidade Ceuma, com o total de 80 vagas para bolsas integrais nos cursos de Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Para concorrer a essa oportunidade, os candidatos, com renda per capita máxima de um salário mínimo e meio, deverão ter feito o Enem de 2013, 2014, 2015 ou 2016; ter obtido média acima de 450 pontos e não ter zerado a nota da redação. O edital é destinado a pessoas que ainda não possuem diploma e pode ser consultado no site www.vestibularceuma.com.br.

Universidade CEUMA
A Universidade Ceuma campus Imperatriz se instalou no município em oito de março de 2013. Com o título concedido pelo Ministério da Educação (MEC), por dois anos consecutivos, de melhor universidade do Maranhão, ela faz parte de um grupo com mais de 25 anos de história e reconhecido, também, nos estados do Pará, Piauí e do Distrito Federal. Em 2017, o Ceuma Imperatriz inicia as atividades ofertando novos cursos e disponibilizando nove opções de graduação para toda a Região Tocantina.