Estudantes da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, realizarão nesta sexta-feira, dia 25 de maio, um grande ato público para alertar as autoridades sobre a realidade do ensino superior público em Imperatriz. A manifestação conta com o apoio dos estudantes da UFMA-UEMA e professores que já estão paralisados na greve nacional dos servidores públicos da educação.
O objetivo da manifestação é questionar o estado de sucateamento da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz. A mobilização vai acontecer nas redes sociais e nas escolas com comissões de divulgação do evento. O coordenador do Centro Acadêmico de Jornalismo, o estudante Fernando de Aquino, afirma que o movimento é importante para que alerte o poder público sobre um dos pilares da construção da sociedade – a educação.
“Construir um ato com diversos estudantes secundaristas, cursinhos pré-vestibulares e graduandos é a maior manifestação de apoio para a causa da educação no Brasil. Precisamos cobrar da Universidade uma formação de qualidade para os nossos alunos”, afirma Fernando de Aquino.
O Ato acontecerá nesta sexta-feira, dia 25, com concentração às 15:30 horas, na porta da UFMA, que fica localizada na rua Urbano Santos, S/N, Centro. Os estudantes sairão em passeata até a Praça de Fátima, onde será feito um abaixo assinado.
“Vamos entregar um abaixo assinado ao Ministério Público junto com um relatório denunciando as verdadeiras condições da nossa Universidade. Convidamos todos os estudantes universitários e aqueles que ainda vão entrar na nossa universidade para comparecer na UFMA sexta- feira”, convida o estudante. Vamos ainda pintar camisetas com a logo do #ReageUFMA. Aqueles que têm em casa uma camiseta branca, traga pro evento que vamos fazer a pintura na UFMA a partir das 10 horas.
#ReageUFMA
É um movimento de estudantes em apoio à greve dos professores que reivindica melhorias imediatas para o campus da UFMA de Imperatriz. Dentre as pautas, os estudantes exigem:
Uma Universidade pública de qualidade:
1- Acessibilidade para portadores de necessidades especiais no Campus de Imperatriz.
2- Por mais bolsas de pesquisa e extensão junto aos órgãos fomentadores.
3- Por uma melhor infraestrutura.
4- Por mais concursos para professores e técnicos.
5- Por mais autonomia em relação à capital.
6- Por eleições diretas para a direção do campus.
7- Por uma política de valorização de técnicos e professores.
8- Por um Restaurante Universitário.
9- Por uma (casa) residência universitária.
10- Por uma área de vivência
11- Por mais materiais de apoio (didático)
12- Por uma gestão de DCE transparente, democrática e atuante
13- Por um Campus II (avançado) com as mínimas condições de aula
14- Para que o curso de Medicina seja instalado na Federal
“O quadro de professores e técnicos ainda é precário em quase todos os cursos, falta acessibilidade, sem contar na infraestrutura duvidosa, enfim, precisamos que as autoridades competentes cobrem para que nossa universidade ofereça um ensino de qualidade e comprometimento com aluno e professor”, afirma a Estudante Lanna Luiza, do 5º semestre de Comunicação Social- Jornalismo.
Comentários