Aluna Gabriella Luzia (CE Fortunato Moreira Neto - Porto Franco) recepcionada no aeroporto de Imperatriz
Aluna Gabriella sendo homenageada por sua mãe Luziene de Sousa Costa, pela gestora escolar professora Maria de Jesus e pela técnica pedagógica, professora Giseuda Costa
Aluna Gabriella ladeada por sua mãe e pela diretora Regional de Educação, professora Suelly Leal

Três alunos representaram o Maranhão no Parlamento Jovem Brasileiro: Eliezer Henrique da Silva Souza (CE Bernardo Coelho de Almeida, São Luís), Gabriella Luzia Sousa Bandeira (CE Fortunato Moreira Neto, Porto Franco - URE de Imperatriz) e Gleiciele Oliveira dos Santos (CEI Jacira de Oliveira e Silva, Timon). Eles foram selecionados e representaram o Maranhão na jornada de simulação parlamentar em Brasília, pelo Programa Parlamento Jovem (PJB), no período de 25 a 29/09/2017. Ao todo participaram 78 estudantes de todos os Estados brasileiros. O PJB possibilita aos estudantes a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercício do mandato.
A aluna Gabriella Luzia Sousa Bandeira foi orientada pela professora Dorinalva de Oliveira Costa, em seu projeto de lei que "Altera e acrescenta dispositivos à Portaria 940/GM/MS, de 28 de abril de 2011, que dispõe sobre a regulamentação do Sistema Cartão Nacional de Saúde, propondo a obrigatoriedade de implantação de sistema de identificação biométrica através de impressões digitais de usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, que foi muito bem defendido na Câmara dos Deputados e que agora se encontra em tramitação e aguarda ser protocolado e apresentado por um deputado de fato.
O trabalho das Comissões e Sessão Plenária do Parlamento Jovem Brasileiro foram transmitidos via internet e pela TV Câmara, onde foi possível acompanhar a atuação dos jovens parlamentares e as discussões da  14ª edição do PJB, de forma a facilitar a participação e interação com a comunidade. Durante todo o período de atuação dos Parlamentares Jovens, alunos, os pais de Gabriella Luzia e professores do CE Fortunato Moreira Neto assistiram na escola a cerimônia de posse e a defesa das proposições dos jovens deputados.
"O Parlamento Jovem Brasileiro dá oportunidade a nossos estudantes se tornarem um deputado e representarem seu Estado em Brasília, de forma a conhecerem as principais funções do Poder Legislativo", explica a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana. "Parabéns a aluna Gabriella Luzia, à professora orientadora Dorinalva de Oliveira Costa, ao CE Fortunato Moreira Neto, na pessoa da gestora Maria de Jesus de Sousa Santos, e à SEDUC, na pessoa do Secretário de Educação Felipe Camarão, que através do Governo do Estado possibilitou a ida a Brasília desses três jovens, concretizando este grande sonho", finaliza a gestora da UREI.
A aluna Gabriella Luzia Sousa Bandeira foi recepcionada durante em seu retorno, no aeroporto de Imperatriz, sendo homenageada por sua mãe Luziene de Sousa Costa; pela gestora do CE Fortunato Moreira Neto, Maria de Jesus de Sousa Santos e por representantes da URE de Imperatriz, a Diretora Regional de Educação professora Suelly Leal; e a técnica pedagógica, professora Antonia Giseuda Pereira da Costa.
"Eu me sinto muito grata de ter tido a oportunidade de representar meu Estado, minha cidade, minha escola, a nossa URE de Imperatriz. Só tenho a dizer que foi uma experiência incrível, porque pude acompanhar o processo legislativo de perto, e isso é algo que levarei para o resto de minha vida. Convivi nesses dias com jovens de diversas partes do país, uma oportunidade única de conhecer pessoas diferentes, de outras culturas e tradições. Aprendi muito nesses dias, aumentei meus conhecimentos e obtive um grande enriquecimento político", relata a aluna Gabriella Luzia.
A gestora escolar do CE Fortunato Moreira Neto, professora Maria de Jesus de Sousa Santos, conta sobre sua satisfação de ver a aluna Gabriella Luzia participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2017. "Eu me sinto lisonjeada e muito feliz, porque em meio a tantos trabalhos o projeto da nossa aluna Gabriella foi escolhido. Fizemos uma mobilização na escola e pudemos assim acompanhar todo o processo, desde a posse de nossa aluna até a defesa do projeto para os demais parlamentares jovens. Registramos e acompanhamos tudo, porque este foi um momento ímpar. Agradeço a equipe da UREI pelo apoio e parceria", finaliza a gestora escolar, professora Maria de Jesus. (Cida Marconcine)