O sonho de ingressar no Ensino Superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou mais próximo da realidade para centenas de jovens maranhenses neste final de semana nos municípios de Bacabal, Carolina, Cantanhede, Itapecuru-Mirim e São Mateus do Maranhão. Os Aulões do Enem são uma megarrevisão gratuita voltada para os alunos que estão terminando ou já concluíram o Ensino Médio e pretende ingressar em uma universidade.
Realizado pelo Governo do Maranhão e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Aulão do Enem segue até outubro em cerca de 60 municípios, beneficiando estudantes de todas as regiões do estado. Os Aulões do Enem fazem parte do Programa Pré-Universitário (PreUNI) e têm dentre seus objetivos democratizar o acesso ao Ensino Superior. No sábado (16), as aulas foram realizadas em Bacabal e São Mateus.
Exemplo da importância da mega revisão é o relato da estudante Dadyjane Pinheiro. "No momento, meus recursos são poucos para pagar um cursinho preparatório, essa oportunidade que o Governo do Estado está nos proporcionando é maravilhosa, farei de tudo para realizar uma boa prova e ter minha aprovação", afirmou a estudante.
Claudiane Sousa, de Bacabal, destacou que a iniciativa é uma forma de contribuir com a formação de muitos estudantes. "O Aulão é uma porta de entrada para que muitos jovens de baixa renda possam entrar na universidade", destacou.
No município de São Mateus, mais de 200 alunos participaram da mega revisão na quadra poliesportiva da Vila Barreto. Sirnande Mesquita compôs esse grupo de estudantes e ressaltou a importância da iniciativa do Governo do Estado para o futuro profissional dela e de outros maranhenses. "Tenho 38 anos e essa é uma oportunidade muito significativa para adquirir mais conhecimento, ser aprovada e ajudar toda a minha família", destacou.
O jovem Loesther Amorim contou que a iniciativa é uma boa oportunidade para expandir conhecimentos. "É um importante reforço para que eu possa fazer minha graduação em Engenharia Civil. Tenho certeza que será fundamental para o meu resultado positivo", contou.
Ajudar a família após a formação superior em Odontologia é o objetivo do jovem Samuel Bento da Nóbrega Aires, que mora em Filadélfia (TO) e participou do Aulão do Enem em Carolina. "Fiquei sabendo da megarrevisão por meio do facebook do meu professor. Acredito que estas aulas vão me ajudar a fazer uma boa prova", disse Samuel.
A caravana do Aulão do Enem do Governo do Maranhão continua no próximo fim de semana com mega revisão nas cidades de Colinas, Codó, Coroatá e Mirador.
Comentários