Sara Nascimento Reis e Laryssa de Sousa Camelo com o orientador Gesivaldo dos Santos Silva

As estudantes do Colégio Militar Tiradentes, de Imperatriz, Sara Nascimento Reis e Laryssa de Sousa Camelo, orientadas pelo professor Gesivaldo dos Santos Silva, receberam o certificado de reconhecimento internacional do curso de inglês International Business Machines (IBM) e conquistaram o prêmio de destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
As alunas do colégio da rede estadual de ensino defenderam o projeto “Desenvolvimento de recursos computacionais para análise e interpretação parabólica das funções quadráticas utilizando o Maple visando melhorias no processo ensino-aprendizagem”, apresentado na Febrace, realizada na Universidade de São Paulo (USP).
Inscritas na feira de ciências, as estudantes Sara Nascimento e Laryssa de Sousa foram escolhidas entre mais de mil participantes de todo o país e classificadas como finalistas com o projeto numerado “EXA39”. A feira aconteceu na semana passada na Escola Politécnica da USP.
Foram dois dias de premiações. No primeiro, conquistaram o certificado de reconhecimento internacional e curso de inglês pela International Business Machines (IBM). No segundo dia, ganharam o prêmio de “Destaque Febrace - 2012” e ficaram em “3º lugar no geral na área de exatas e ciências da terra”. As alunas receberam da Petrobrás uma lanterna USB e um HD externo de 500 Gb como prêmio para escola.
O diretor do Colégio Militar Tiradentes de Imperatriz, capitão Alan Camelo Ferreira, destacou a importância intelectual e emocional da participação de Sara Nascimento e Laryssa de Sousa, orientadas pelo professor Gesivaldo dos Santos.
“Concorremos com instituições de ensino médio das redes privada, públicas federais e estaduais de todo o Brasil e conquistamos uma importante posição. A comunidade escolar e a sociedade imperatrizense estão felizes por mais uma participação positiva do Colégio Militar Tiradentes engrandecendo também o nome do Maranhão e em especial da cidade de Imperatriz”, afirmou Alan Camelo.
O projeto exitoso participou anteriormente da Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (Fecitec) e se credenciou para a feira nacional de “Ciência Jovem”, em Pernambuco, conquistando o 4º lugar na área de desenvolvimento tecnológico. O projeto também foi credenciado a participar da feira internacional de “Expo Ciência”, no México, mas devido a coincidência de datas a opção foi pela nacional.