Rodas de conversa, relatos de experiências de protagonismo juvenil, conversa ao pé do ouvido e ao pé do livro, apresentação de espetáculos teatrais, poesia performática, palestras, lançamento de livros entre outras dezenas de atividades. Durante dez dias estudantes e professores do Sistema Estadual de Ensino vão vivenciar uma experiência enriquecedora na 9ª Feira do Livro de São Luís (FeliS).
Pela primeira vez o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é correalizador da FeliS, que ocorrerá no período entre esta sexta-feira (2) a domingo (11), no Centro Histórico de São Luís.
São mais de 200 atividades resultantes de projetos desenvolvidos em escolas do Sistema Estadual de Ensino e pela própria Seduc.
Nesta celebração literária, a Seduc está presente em vários espaços do conhecimento destinados à apresentação das atividades desenvolvidas por estudantes e professores. Eles vão espalhar poesia e ocupar casarões, praças, ruas, becos e escadarias do Centro Histórico.
O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho será o espaço do Café Literário, onde serão realizados bate papo com escritores, palestras, relatos de experiências de estudantes protagonistas, como os medalhistas da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Equipe X-G – do Projeto Robótica Educacional do Centro de Ensino Marcelino Champagnat, que participaram do Torneio Internacional de Robótica Educacional, em Sidney-Austrália; e os estudantes finalistas da Mostra Brasileira de Foguetes Internacional de Astronomia.
Será também espaço para lançamento de livros, a exemplo de “Gemidos da Alma”, de autoria do estudante Mateus Gonçalves Borges, da Escola Herculana Vieira II, de Cururupu; e de “Poesias e Poemas: Sobre a Cidade de São Luís”, produzidos pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental, do Centro de Ensino Barjonas Lobão, na capital.
Entre os palestrantes convidados pela Seduc para o Café Literário, está Tércio Fonseca, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC).
O IEMA, na Rua Portugal, será a “Casa do Professor”, um espaço onde serão apresentados resultados de Programas e Projetos Educacionais desenvolvidos pela Seduc e os professores do Sistema Estadual de Ensino, das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).
O Stand Auditório será um espaço exclusivo da Seduc, para apresentação de projetos teatrais que são releitura de grandes clássicos da literatura brasileira, musicais, poesias performáticas, performance de literatura de cordel, relatos de experiências. Só neste espaço serão mais de 50 atividades, para encher o espaço de arte, educação e protagonismo juvenil. A ideia é tirar as produções e as vivencias estudantis de detrás dos muros das escolas e compartilhar com o público.
A programação completa das atividades pode ser conferida no site da Seduc no endereço eletrônico (www.educacao.ma.gov.br).