Projetos de robótica desenvolvidos pelas escolas estaduais serão apresentados durante o evento

Cursos preparatórios para a Olimpíada de Astronomia, workshop de Robótica, palestras e apresentação de projetos desenvolvidos por estudantes e professores do Sistema Estadual de Ensino marcaram este início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2015, que acontece a partir dessa terça (20) até sábado (24), na ‘Cidade da Ciência’, espaço especialmente montado para o evento, em frente à Praça Maria Aragão. Mais de três mil estudantes do sistema participarão de visitas programadas no evento.
Durante a semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contará com um estande para apresentação de trabalhos estudantis e projetos de fomento à iniciação científica em escolas estaduais. No estande, os visitantes terão acesso a várias experimentações, como explica superintendente de Ciência e Tecnologia da Seduc, Antonio Ferro. “Nosso estande será interativo, lá o visitante vai vivenciar experiências nas áreas de física, matemática, química, e sair de lá com lições na prática”, assegurou.
O professor Ferro também informou que haverá um minicurso de preparação para as Olimpíadas de Astronomia, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma). De acordo com ele, neste curso que é aberto para todas as escolas (estadual, municipal e particular), os participantes vão ter acesso a informações sobre astronomia de posição, distância das estrelas e medida de tempo.
Entres os temas da agenda de palestras organizadas pela Seduc durante a semana “Videogames e intervenção Psicopedagógica no ensino de história”, com Dayse Marinho Martins; e “Avaliação versus tecnologia”, com Luis Alex Corrêa.
Na mostra científica, os estudantes do Colégio Militar vão expor materiais alternativos para a confecção de Modelos e Moleculares como ferramenta didático e pedagógico para o ensino da química e suas propriedades; o CE Bacelar Portela leva experimentos de robótica; o colégio Militar 2 de Julho mostra a utilização de materiais alternativos para a confecção de modelos atômicos e moleculares como ferramenta para o ensino da química e sua propriedades, entre outras.