O Governo do Estado premia, nesta quarta-feira (7), estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) vencedores do concurso "Dia Internacional contra a Corrupção". A iniciativa é das Secretarias de Estado de Transparência e Controle (STC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Serão premiados os melhores folders, curtas-metragens e fotografias com a abordagem da temática "Trapacear não é brincadeira". A premiação faz parte das ações pelo Dia Internacional Contra a Corrupção, dia 9 de dezembro.
A cerimônia de premiação será às 9h, na unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), na Rua Oswaldo Cruz, s/n, Centro, em São Luís. Vai contar com as participações dos secretários Rodrigo Lago (STC) e Jhonatan Almada (Secti). Durante o evento, haverá uma programação cultural com apresentação do grupo artístico Maria Aragão, formado por crianças e adolescentes alunos e ex-alunos da Unidade Integrada Maria José Aragão da Cidade Operária e da comédia Pão com Ovo.
O concurso integra a campanha contra corrupção, lançada pelo Governo do Estado em novembro, e que terá sua culminância com a premiação dos ganhadores. O objetivo da iniciativa, que tem o apoio das secretarias de Cultura e Turismo (Sectur), Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), Educação (Seduc), Associação dos Auditores do Maranhão (Audima) e Rede de Controle e Gestão, é combater pequenas corrupções cotidianas. O prêmio para os primeiros colocados em cada categoria será um tablet, para o segundo colocado, um carregador portátil e os ganhadores do terceiro lugar receberão certificado e pen drive.

Dia Internacional de Combate à Corrupção

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliação e prevenção no combate à corrupção no mundo. Em referência a essa data foi instituído este como o Dia Internacional Contra a Corrupção, resultado da proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País e que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.