“A experiência que tivemos com o apoio do Governo do Estado e da Secti, que criaram o Iema, e com a Fapema, que lançou o edital ‘Geração Ciência’, é muito especial para mim e para toda equipe, pois por meio da bolsa que o programa disponibiliza conseguimos elaborar nosso projeto da Robótica na unidade plena de Pindaré-Mirim. Hoje conseguimos vencer vários campeonatos no estado, no país e fora dele. O Iema abriu a nossa vida para a Robótica”, contou o estudante da equipe de Robótica da unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, unidade Pindaré, Alef Gomes, durante a solenidade de lançamento de três editais que beneficiam a juventude, promovendo cidadania e mais oportunidades.
A programação, que aconteceu na tarde dessa quinta-feira (30), no auditório do Palácio dos Leões, foi alusiva ao Dia Mundial da Juventude. O edital, que contemplou a equipe de Robótica da qual Alef Gomes participa, é o Geração Ciência, executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). São disponibilizadas bolsas de Iniciação Científica para os jovens e para os professores que coordenam os projetos de pesquisa científica e tecnológica para alunos de ensino médio, EJA, ensino técnico e programa de educação indígena.
Por meio desta iniciativa, a equipe de robótica participou da Olimpíada Brasileira de Robótica, Torneio Juvenil de Robótica – onde foi vice-campeões – e Robô Party, em Portugal, onde sagrou-se campeã na modalidade estrangeiro. “Os editais estão sendo ofertados, os estudantes têm que acreditar em seus potenciais e os professores também devem buscar mais, pois é uma iniciativa viável e é possível. O Iema Pindaré-Mirim tem uma equipe consistente, esperamos ampliar as perspectivas”, relatou o coordenador de robótica do Iema, Fábio Aurélio.
Na oportunidade, também foram lançados os editais do Tour Jovem Cidadão, que tem como objetivo proporcionar aos jovens maranhenses acesso a equipamentos históricos, artísticos, turísticos e de lazer da cidade de São Luís.
O governo lançou também o edital Juventude com Ciência, que tem como objetivo contribuir para a formação de estudantes vinculados a instituições da rede pública ou privada sem fins lucrativos por meio da mobilidade acadêmica.
Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, reiterou a importância dos editais. “Sabemos que não existe outro caminho que não seja a educação, e ela é capaz de desenvolver o nosso estado e torná-lo muito melhor”, reiterou.
Comentários