Com o intuito de conhecer as especificidades da carreira militar, alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), campus de Imperatriz, participaram do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (Ecam), realizado no período de 11 a 15 de setembro em Altamira, no Pará.
Pela primeira vez, o Comando do Norte (CMN) realiza o estágio com acadêmicos da região. O Ecam é coordenado pelo Centro de Comunicação Social do Exército e, nesta edição, teve como organizadores o 50º Batalhão de Infantaria de Selva, juntamente com toda a organização de operações da 23º Brigada de Infantaria de Selva.
O CMN é um dos Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro e compreende os estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão e Tocantins, com a sede em Belém, no Pará. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina militar, além de participarem de atividades que envolvem normas de segurança, primeiros socorros, jornalismo em área de conflito, pista de combate em localidade e rapel, além de outras atividades em campo.
O estágio, que geralmente acontece durante algum exercício militar, tem como finalidade estreitar o laço do Exército com as instituições de ensino, preparando o estudante de jornalismo para o exercício de sua futura profissão durante missões que envolvam as forças armadas. O comandante do 50 BIS, Coronel Furtado, ressalta que o estágio prepara o acadêmico que queira participar de cobertura de operações. “É uma excelente oportunidade para os estudantes aproveitarem para conhecer um outro meio fora da normalidade deles, dentro de uma atividade de operação militar”, declarou.
Para a estudante de jornalismo e participante do estágio, Bárbara Fernandes, a experiência foi benéfica tanto profissional quanto pessoalmente. “Participar do Ecam promove o conhecimento da vida militar e as atividades que eles desenvolvem. É uma forma de quebrar paradigmas, além de contribuir para o nosso conhecimento”, enfatizou.
O General Eugênio Pacelli Vieira Mota, Comandante da Brigada ressaltou a importância para estudantes de jornalismo participarem do estágio. “É importante porque temos a oportunidade de mostrar essa outra área de atuação. Por meio do estágio os acadêmicos saem com uma visão diferenciada, conhecendo um pouco mais das atividades militares, ensinamentos que irão auxiliar em atividades futuras”, destacou. (Ascom UFMA Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15713
Estudantes de Jornalismo participam de Estágio de Correspondente de Assuntos Militares do Exército Brasileiro
Atividades incluíram jornalismo em área de conflito, primeiros socorros e normas de segurança
Comentários