Ao todo, 153 estudantes de sete escolas foram premiados

Alunos da rede municipal de ensino de Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foram medalhistas na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), edição 2016. Ao todo, 153 estudantes de sete escolas foram premiados.

Em carta pública, o coordenador nacional da OBA e coordenador nacional da Mostra Brasileira de Foguetes, o astrônomo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, ressaltou os resultados obtidos por estudantes da rede municipal de ensino de Imperatriz: “Deixamos aqui registrados os nossos parabéns pelos excelentes resultados obtidos pelos seus alunos, professores e escolas”.
Criada em 1998, a OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, MCTIC.
A olimpíada é executada por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira. Da OBA, edição 2016, participaram 744.107 alunos distribuídos por 7895 escolas por todo o país. Em Imperatriz, os alunos medalhistas são das escolas João Silva, Moranguinho, Maria das Neves Marques de Sousa, Hebe Cortez, Eliza Nunes, Moreira Neto e São Félix.
Para a professora Aldineia Pereira Barbosa, do 5º ano da Escola Moranguinho, revela a satisfação de ter 70 alunos medalhistas nesta edição da olimpíada: “A OBA tem sido um incentivo aos alunos, uma conquista e uma aprendizagem. Trata-se de uma oportunidade de aprender algo novo e ser reconhecido pelo que aprendeu. Todos estão ansiosos por suas medalhas, prova de reconhecimento, esforço e dedicação”. (Luana Barros -  ASCOM)