A movimentação da última edição da feira e apresentação de trabalhos em 2014

Alunos do Maranhão participarão da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Onze pesquisas da cidade de Imperatriz estarão na 30ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, entre os dias 27 e 30 de outubro. O evento é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e terá a presença de representantes de 19 países.
Física inclusiva: soluções pedagógicas no ensino da física para surdos. Fase II: desenvolvimento de um software como alternativa metodológica é o projeto dos alunos Lucas Werkhton Santos Silva e Paulo Vinicius dos Santos Costa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Imperatriz. A pesquisa, orientada pelo professor William Jhone Ferreira Dias, ajudou no desenvolvimento de um software que auxilia no ensino da disciplina de Física aos alunos com deficiência auditiva.
Um aplicativo para identificar carências e estimular a doação de sangue, uma pesquisa para prevenir o câncer com uso de maracujá e reuso da água com tratamento residencial do esgoto doméstico são os temas de outras das pesquisas do Maranhão, que soma 11 projetos. A relação completa de trabalhos de Imperatriz está listada abaixo.
A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira, serão 380 projetos apresentados, distribuídos em 13 diferentes áreas. A Mostratec Júnior contará com 160 projetos do ensino fundamental.
Os países presentes no evento são Brasil, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 27 e 29 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 30 (sexta-feira). A entrada é franca. Mais informações em ”www.mostratec.com.br.

RELAÇÃO DAS ESCOLAS E PROJETOS DE IMPERATRIZ
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Imperatriz
Física inclusiva: soluções pedagógicas no ensino da física para surdos. Fase II: desenvolvimento de um software como alternativa metodológica – alunos:  Lucas Werkhton Santos Silva e Paulo Vinicius dos Santos Costa; orientador: William Jhone Ferreira Dias.

Centro de Ensino Tancredo de Almeida Neves
Elaboração e avaliação físico-química e sensorial do pão francês enriquecido com soro de leite – alunos: Esio Silva Torres, Ítalo Falcão Torres e Pedro Henrique Primo Medrado; orientador: Carlos Fonseca Sampaio.

Escola Santa Teresinha
AppLife: aplicativo da vida – alunos: Ahmed Ali Gomes Yassin e Isabela Hergert Xavier; orientadores: Carlos Fonseca Sampaio, Danúbia Florencio Freitas, Márcia Maria da Conceição de Carvalho e Ivan Lima de Azevedo.

Centro de Ensino Edison Lobão
Nutracêutico da vida: análises dos compostos bioativos da Annona crassiflora e Passiflora edulis para produção de nutracêuticos na prevenção de células cancerígenas – aluna: Amanda Gabriele Silva de Assis; orientadores: Zilmar Timóteo Soares e Emily Ferreira Soares.
Reuso da água aplicação das espécies macrófitas Pistia stratiotese e Nymphaea alba para o tratamento de afluentes domésticos – alunas: Ana Beatriz Bertoldo Passos e Iara Santos Oliveira; orientadores: Zilmar Timóteo Soares, Emily Ferreira Soares e Suziany da Silva Leita.

Complexo Educacional Dom Bosco
Luz, câmera, ação: o cinema nacional conta a sua história – alunos: Maressa Melo Ribeiro, Pablo Vasconcelos Schüler e Yanna Duarte Arrais; orientadora: Elizabeth Maria Camargo.
Carro que funciona com encaixe do cinto de segurança – alunas: Isadora Brito Lima, Jéssica Ribeiro Frazão e Mirian Maria de Jesus; orientadores: Maxfranklin Colombi Cangussu e Benevildo Costa.

Colégio Santa Luzia
Canote com suspensão para mountain bike – alunos: Guilherme dos Santos Anchieta e Yago Coelho da Silva; orientadores: Saymon de Araújo Rodrigues e Adriana Christinne Carvalho de Sousa. 

Proposta de horário de estudo baseado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) direcionado aos alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Luzia – alunas: Allana Milena Sousa de Morais e Mariana Costa de Melo; orientadoras: Adriana Christinne Carvalho de Sousa e Adilma Teles de Oliveira.

Centro Educacional ArteCeb
A relevância do laço afetivo familiar para o desenvolvimento e sucesso escolar dos filhos – alunos: Emidio Pires de Moura Neto e Luís Filipe Formiga de Moura; orientador: Gilberto Ribeiro Guimarães Filho.

Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa
Uma reeducação alimentar no Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa – alunas: Angela Teresa Oliveira Bezerra e Bruna Rodrigues Mesquita; orientadores: Jeassimonne Paulino de Carvalho Rocha e Dorgivan Madeira dos Santos Rodrigues.