A comunidade escolar C.E Edison Lobão, imbuída do desejo de provocar inquietação, reflexão e mudança de atitudes e posturas diante do racismo, preconceito, discriminação, intolerância... realiza nesta 3ª feira (12/11/2013), às 7:30min (manhã), no auditório da FEST (Faculdade de Educação Santa Terezinha) a IV mostra de cinema - Curta Imagem Negra (PROCINE).
Este ano o tema trabalhado foi Mulher Negra: Protagonismo, desafios e conquistas. Com essa proposta, o PROCINE busca visibilizar e ressaltar a importância da mulher negra nos diversos espaços sociais. Os Filmes (curtas), que serão exibidos, são de até 06 min. de duração e foram produzidos por estudantes, regularmente matriculados nesta escola, sob orientação dos/as educadores/as, das diversas áreas do conhecimento, coordenados pela educadora Eró Cunha.
Essa mostra é resultado do trabalho dos/as estudantes e educadores/as desta instituição de ensino, que vem desenvolvendo atividades de pesquisa, estudos, palestras, oficinas, exibições e análise de filmes, desde abril do corrente ano. O PROCINE surgiu da necessidade de propiciar aos educandos/as um ensino, consistente, sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; além de estimular a leitura, análise e produção de textos. Busca-se, desse modo, ressignificar o trabalho educativo (sobre temáticas e conteúdos acima citados), realizado nesta escola, por meio da linguagem fílmica.
Neste 4º ano de realização do PROCINE, foram inscritos 30 curtas incluindo trabalhos dos três turnos (matutino, vespertino e noturno). Os filmes foram dividido nas categorias documentário e ficção. Dos filmes inscritos, 25 foram selecionados para participarem da fase final da mostra (exibição e votação), concorrendo a certificados de participação e troféus, para os dois (02) primeiros lugares por categoria (júri oficial), além de concorrerem a um(01) troféu de primeiro lugar, por aclamação popular.
A relevância de projetos como esse está na possibilidade de se exercitar a cidadania e a capacidade de humanização dos/as envolvidos/as. De acordo com a estudante Matcheury Campos, "trabalhos como esse nos ajudam a conhecer e aprender muito com a força e protagonismo de mulheres negras, que apesar do preconceito e discriminação sofridos, nunca desistiram de buscar sua realização profissional e pessoal, e de lutar para que a vida seja realmente feliz".
Vale ressaltar, que pela importância do PROCINE, o mesmo, está inserido na programação XIII Semana Municipal da Consciência Negra, em Imperatriz. (Eró Cunha, Professora - Letras/História/Teatro)