Cida Marconcine
Tudo pronto para a grande Etapa Estadual do Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis do Maranhão, que acontece nos dias 20 a 22, no Iema, Unidade Plena de São Luís, antigo Colégio Marista. Um evento para 500 estudantes da Rede Pública Estadual das 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão, que construirão juntos nestes três dias uma rede de sonhos e anseios para as políticas públicas de juventude e de educação, em um documento que será entregue nas mãos do Governador Flávio Dino, ao final do encontro, além de vasta programação com debates, filmes, atividades culturais e turísticas.
A delegação que a Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) envia para este encontro é composta por 33 estudantes gremistas, dos 15 municípios sob sua jurisdição, além de 1 gestor escolar, 2 técnicos pedagógicos e a gestora Regional de Educação. Para isso, aconteceu na quarta (13), uma reunião para encaminhamentos com os gestores escolares, com a presença da gestora da UREI, Profª Dra. Orleane Evangelista de Santana, que aproveitou para agradecer a parceria das escolas na realização da Etapa Regional do Emaranhando Sonhos, em Imperatriz.
Para a aluna da 2ª Série/Ensino Médio e presidente do Grêmio do Centro de Ensino Delahê Fiquene, de Imperatriz, Allyna Rebeca Modesto de Sousa, a Etapa Regional do Emaranhando Sonhos acrescentou muito a sua vida, pela troca de conhecimentos e informações adquiridas. "Espero que nesta Etapa Estadual o conhecimento seja maior ainda. Quero conhecer novas pessoas, de escolas diferentes, de outras cidades e de outros grêmios. Sei que o nosso país precisa é que toda essa juventude se fortaleça no movimento estudantil, para mudar a situação que estamos enfrentando hoje, porque o nosso futuro depende de nós! Tenho consciência que chegou a nossa vez, de sermos jovens protagonistas, de mudar o nosso Brasil. É hora de termos vez e voz!", afirma a jovem gremista Allyna Rebeca.
"Esta é uma ótima iniciativa que o governador Flávio Dino nos proporciona, de entendermos como podemos protagonizar nosso próprio futuro, atuando melhor e estarmos inseridos nas políticas públicas direcionadas ao jovens", afirma o aluno João Justino, que estuda a 3ª Série/Ensino Médio e é presidente do Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Vicente Yanez Pinzon, do município de Governador Edson Lobão, que participou da Etapa Regional do Emaranhando Sonhos e que também vai participar da Etapa Estadual, em São Luís.
O programa
O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entende que a representação estudantil deve ser estimulada, por isso foi criado o Programa Mais Grêmio, como um caminho à democratização na escola e o direito dos jovens a esta participação, o que irá fortalecer a Rede Estadual de Grêmios Estudantis do Maranhão. O Grêmio Estudantil constituído e atuante irá possibilitar, através dos fins a que se destina (culturais, educacionais, desportivos e sociais), o desenvolvimento do protagonismo juvenil, nas muitas atividades internas e externas da escola, a partir da interface com a comunidade.
Etapa Regional - URE de Imperatriz
O Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis do Maranhão - Etapa Estadual - URE de Imperatriz, aconteceu no dia (8), no Centro de Ensino Governador Archer, com a participação direta de 490 estudantes, de 15 municípios que constituem esta a Regional de Educação de Imperatriz. Várias atividades artístico-culturais foram realizadas durante o encontro, além de Oficinas e rodas de conversas sobre protagonismo juvenil, gênero, saúde e prevenção, cultura, comunicação, orçamento participativo, projeto de vida, cidadania e direito ao consumidor, esportes e empregabilidade.
"A Unidade Regional de Educação de Imperatriz, das 19 Regionais, foi a primeira que conseguiu constituir todos os Grêmios nas 37 escolas, há exatamente um ano. Nesta data, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, veio a Imperatriz diplomar os Grêmios. Foi um momento de extrema emoção, como é hoje, ao ver todos os gremistas reunidos e observar o trabalho que estão realizando nas escolas onde estudam, um trabalho de gestão participativa e democrática", destacou a gestora Regional de Educação, Profª Dra. Orleane Santana, na abertura do encontro.
Estiveram presentes durante a Etapa Regional, em Imperatriz, a professora Rosyjane Pinto, secretária adjunta de Gestão das Regionais de Educação (SAGRE); Jhonatan Alves Soares, supervisor de Políticas Educacionais da Seduc; Adriana Carvalho, secretária adjunta de Estado da Mulher; Adonilson Lima, superintendente de Articulação Política da Regional de Imperatriz; vereadores Rildo Amaral e Aurélio; e Ivone Costa, gestora de Políticas para Mulheres de Campestre.
"O grande objetivo que o Emaranhando Sonhos cumpre é o de poder formar os grêmios estudantis. Mas não basta apenas ter os grêmios. É preciso que sejam grêmios empoderados, porque nossos estudantes precisam desenvolver o seu papel como jovens protagonistas da melhor forma possível, dialogando com a gestão escolar, reforça Jhonatan Alves Soares, supervisor de Políticas Educacionais. "A Etapa Regional em Imperatriz foi marcada pela beleza da juventude Tocantina, indígena, sertaneja, do campo e da cidade, a galera do Hip hop, do canto evangélico, e toda uma diversidade não só cultural, mas também na forma de desenvolver o seu protagonismo", finaliza o supervisor da Seduc.
Comentários